. .

Uruguaiana e Quaraí recebem espetáculo de dança baseado na obra de Eduardo Galeano

Atividades são financiadas pelo Fundo de Apoio à Cultura e tem correalização do Sesc/RS

Na próxima semana, 17 e 18 de março, as cidades de Uruguaiana e Quaraí receberão, respectivamente, o espetáculo de dança “Patas Arriba”. A montagem é baseada na obra homônima do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano. No dia 17/03, em Uruguaiana, também será promovido um workshop de dança com o diretor e coreógrafo da peça Rui Moreira, às 15h, no Sesc. Ambas ações são gratuitas. Confira abaixo os horários e locais determinados. As atrações são financiadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), em correalização com o Sesc/RS e parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.

Eduardo Galeano (1940-2015) deixou seu legado por meio das letras, ao fomentar em sua obra uma profunda influência no pensamento político e social latino-americano. Em “Patas Arriba – La escuela del mundo al revés”, o escritor revela um mundo de desigualdades sociais e contradições nas relações impostas por diferentes formas de poderes. Porém, conclui convidando o leitor a usufruir do “direito ao delírio”, sugerindo uma possibilidade de reação perante à realidade revoltante. É no “direito ao delírio” proposto em Patas Arriba, que o coreógrafo Rui Moreira buscou elementos para a composição coreográfica do espetáculo, que busca demonstrar o esforço em questionar uma sociedade controversa. O espetáculo, tem classificação etária de 12 anos e já conquistou prêmios, como Prêmio Klauss Vianna de Dança da Funarte/MinC 2013 e 2015 e o FAC/RS (Prêmio IEACEN de Dança) – 2016.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Espetáculo “Patas Arriba” - Uruguaiana

Data: 17/03/2018

Local: Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa

 

 

Direção e coreografia por Rui Moreira

Horário: 20h

Entrada franca