. .

Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, do RS, é homenageado no 20º Circuito Nacional Palco Giratório Sesc

Grupo gaúcho estreará nacionalmente seu mais novo espetáculo durante o evento de lançamento do Palco Giratório 2017, dia 29 de março, em Campina Grande (PB)

Os gaúchos da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz são os homenageados do 20º Circuito Nacional Palco Giratório Sesc. O lançamento da edição 2017 do projeto ocorrerá no dia 29 de março, em Campina Grande (PB), e na ocasião o grupo gaúcho estreará nacionalmente o seu mais novo espetáculo “Caliban – A Tempestade de Augusto Boal”, um trabalho de rua que celebra os 39 anos do coletivo, considerado um dos mais relevantes do país. A Tribo tornou-se destaque no cenário nacional por promover a abertura de perspectivas para o teatro de rua e na ocupação do espaço público como potencializador de reflexões políticas e estéticas. Ao longo do ano, o coletivo passará por 19 cidades com a nova montagem pelo Circuito Nacional Palco Giratório.

O espetáculo apropria-se da peça de Shakespeare e do pensamento do poeta, ensaísta e crítico literário cubano Roberto Fernández Retamar para questionar a exploração da América do Sul pelo colonialismo europeu e para discutir a postura neocolonialista dos Estados Unidos. A montagem, que teve pré-estreia em Porto Alegre no dia 12 de março, foi contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2015 e faz parte do Projeto Caliban – Apontamentos sobre O Teatro de Nuestra América, selecionado pelo Rumos Itaú Cultural, um dos principais programas de fomento à cultura do país.

Duas décadas: o Palco Giratório em números

O circuito de artes cênicas do Sesc completa 20 anos de existência e cai na estrada para a temporada 2017. Até dezembro, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal, com espetáculos e intercâmbios artísticos. Este ano, o Palco Giratório contará com a participação de 20 companhias, que somarão 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas teatrais.

Com uma curadoria formada por profissionais do Sesc, a programação selecionada apresenta anualmente uma amostra importante da produção cênica brasileira. Os espetáculos são apresentados simultaneamente, percorrendo todos os estados brasileiros. Entre os destaques também está a peçaCaranguejo Overdrive’, da Aquela Cia. de Teatro, vencedora de três prêmios Shell, e ‘DNA de DAN’, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento de artes cênicas do país, o Palco Giratório é uma rede de intercâmbio e difusão das artes cênicas consolidada no cenário cultural brasileiro. Ao longo de 19 edições, levou uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado em 9.526 apresentações em todo o país, entre grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos.