Teatro, música e literatura se encontram na programação cultural de julho do Sesc Canoas
Show dos 35 anos da banda Rosa Tattooada e o sensível espetáculo teatral “Sobrevida” são alguns dos destaques da agendaCom sarau e bate-papo literário, uma profunda peça teatral e o show de rock que celebra os 35 anos da banda Rosa Tattooada, a agenda cultural de julho do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) é espaço para todos os públicos e para as mais diversas formas de Arte. Essa programação repleta de atrações tem início logo no dia 1º, às 20h, com a apresentação gratuita do espetáculo teatral “Sobrevida”, que mostra um homem lidando com a notícia de um diagnóstico positivo para HIV. A história tem o objetivo de levar conscientização e combater o estigma de uma vida soropositiva. A classificação etária é de 14 anos e os ingressos podem ser reservados pela internet através da plataforma Sympla.
Já no dia 05 de julho, iniciam-se uma série de atividades especiais voltadas à Literatura. Na data, a partir das 15h, o Teatro da Unidade sedia o “Sarau Cafezinho Poético”. Realizado em parceria com a Casa do Poeta de Canoas, a atividade abrirá espaço para apresentações de música e dança, declamações de poemas, breves encenações, dentre outras apresentações. Os artistas interessados em mostrar seus trabalhos podem se inscrever antecipadamente através do e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br ou, no dia do evento, diretamente no local, das 13h às 14h. A comunidade é convidada a prestigiar.
No dia 10, às 16h, a biblioteca do Sesc Canoas promove um bate-papo literário sobre a obra “A princesa salva a si mesma neste livro”, de Amanda Lovelace. A instigante obra combina, com delicadeza e emoção, o imaginário dos contos de fada com a realidade feminina do século XXI. Já no dia 15, às 16h, o espaço cultural promove uma mediação de leitura com o texto de Gil Vicente “A farsa de Inês Pereira” e o livro infantil “Inês”, que contam a história de uma criada da classe média portuguesa do século XVI. Ambas as atividades têm classificação etária de 14 anos e entrada gratuita, com vagas limitadas. Grupos podem agendar a participação através do e-mail agendamentocanoas@sesc-rs.com.br.
Dia 14, o Sesc Canoas recebe uma atividade especial para celebrar os 3 anos do Projeto Gelotecas no Estado, iniciativa que colocou refrigeradores repletos de obras literárias em espaços públicos. Num bate-papo cultural na Sala Multiuso da Unidade, a partir das 19h30, Rafa Rafuagi, da Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, Tody One, do Projeto Geloteca SP, Adriano Dplay e Xalaman, do Projeto Geloteca RS, e Simone Luz Constante, do Sesc Canoas, vão falar sobre diferentes linguagens artísticas e sua aplicação nas escolas. A atividade é aberta à comunidade, com inscrições prévias através da plataforma https://ecommerce.sesc-rs.com.br/.
Fechando a agenda cultural de julho da Unidade em grande estilo, está o show comemorativo dos 35 anos da banda Rosa Tattooada. Na estrada desde 1988 influenciados pelo hard rock dos anos 80, Jacques Maciel, Valdi Dalla Rosa e Dalis Trugillo se apresentam no dia 22, às 20h, com sucessos como “Tardes de Outono” e “O Inferno vai ter que esperar” – uma das músicas mais tocadas da história do pop rock gaúcho – além de faixas do novo álbum de aniversário. Os ingressos podem ser adquiridos junto ao Sesc a partir de R$ 20. Mais informações sobre as atrações estão disponíveis através do telefone/WhatsApp (51) 3456-2013 ou nas redes sociais do Sesc Canoas.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Espetáculo Teatral “Sobrevida”
Data: 01/07/2023
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
Sinopse: Ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, a personagem nos conduz por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse trajeto, revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões. “Sobrevida” mostra como, o que até então era uma sentença de morte, se transforma em uma forma de confrontar o estigma de uma vida soropositiva
Horário: 20h
Ingressos: Gratuitos, mediante reserva no site www.sympla.com.br/evento/sobrevida-canoas/2026648 ou, havendo disponibilidade, uma hora antes do início na bilheteria do teatro