Sonora Brasil Sesc apresenta grupo cearense em Novo Hamburgo
Coco do Iguape se apresenta no dia 16 de outubro, às 20h, no Auditório da FTECApós percorrer o Brasil pelo projeto Sonora Brasil Sesc, o grupo cearense Coco do Iguape chega a Novo Hamburgo. O coletivo é oriundo da Praia do Iguape, Litoral nordestino onde pratica a pesca artesanal, e sua música tem influência na prática e cultura local. Por ser referência no gênero musical do Coco, foi um dos grupos escolhidos para compor esta edição do projeto que tem a temática “Na Pisada dos Cocos”. A apresentação será no dia 16 de outubro, às 20h, no Auditório da FTEC (Rua Silveira Martins, 780). O ingresso é a doação de 1kg de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3593-6700, no site www.sesc-rs.com.br/novo_hamburgo e na página www.facebook.com/sescnovohamburgo.
O grupo é caracterizado por ter um ritmo mais acelerado e uma dança mais “pulada”. A música mantém a estrutura de refrão fixo, apresentado pelo mestre e cantado pelos brincantes, e estrofes emboladas pelos mestres, algumas criadas no calor da brincadeira. O coletivo utiliza apenas três instrumentos musicais caixão (espécie de Cajon), ganzá e triângulo (inserido a partir de influências externas), e é formado por Mestre Chico Caçoeira (Francisco Renato das Chagas), Klévia do Iguape (Klévia Cardoso da Silva), Renato Cabral, Wellington Monteiro, Gatinho (João Anastácio de Carvalho), Caboquim (José Ailton da Costa Miranda), Altamiro da Costa e Adonai Ribeiro. A classificação etária é livre e a duração de 60 minutos.
Sobre o Sonora Brasil – projeto de circulação nacional que é temático e direcionado para a identificação e o resgate da memória da música brasileira. Com a realização de concertos organizados em circuitos, destaca-se por suas apresentações serem essencialmente acústicas, valorizando a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes, favorecendo a qualidade das músicas e sua ação educativa de mediação das apresentações. Em 2018 a mostra apresenta o tema ‘Na pisada dos cocos’ onde os artistas apresentarão as variantes da musicalidade típica da região Nordeste (litoral e interior), nascida em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com canto, dança e música, acompanhados por instrumentos de percussão, como bumbo, ganzá, pandeiro e caixa. O Sonora é promovido pelo Sesc e completa neste ano, duas décadas de circulação pelo país com 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.
Sonora Brasil Sesc – Espetáculo musical “Coco do Iguape”
Data: 16/10/2018
Local: Auditório da FTEC (Rua Silveira Martins, 780 – Novo Hamburgo)
Horário: 20h
Ingresso: 1kg de alimento não perecível