. .

Projeto Sonora Brasil Sesc 2017 traz Richard Serraria com palestra gratuita a Montenegro

Com o tema “bandinhas e fanfarras”, o projeto Sonora Brasil busca envolver profissionais de vários segmentos como jornalistas, professores, historiadores, pesquisadores e músicos, além do público em geral.
Foto: Nathaly Weber

No dia 7 de julho, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove palestra gratuita com o músico Richard Serraria, em Montenegro. A atividade, em formato de workshop, dá início ao calendário de atividades e apresentações da 20ª edição do Projeto Sonora Brasil. Com o tema “Bandas: Formação e Repertório”, a iniciativa visa fomentar o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. O encontro, que tem como público-alvo músicos, professores e interessados no tema, acontece a partir das 19h, no Sesc local (Rua Capitão Porfírio, 2.205). A atividade é gratuita, com inscrições prévias pelo e-mail msaraujo@sesc-rs.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo (51) 3649-3403, no site www.sesc-rs.com.br/montenegro e na página www.facebook.com/sescmontenegro.

A palestra fará um panorama histórico das bandas, formações e repertórios, passando pelas aquarelas do período colonial, mostrando formações militares, até o projeto civilizacional e nacionalista de Villa Lobos no período getulista, pós Semana de Arte Moderna em SP. No encontro serão apresentados ainda trechos de “O auto do frade”, de João Cabral de Melo Neto (Leitura Poética, Mastigação de Poesia, Recitativo com livro físico), os 100 anos de Samba, pré Rádio Nacional e a presença da música nos conflitos na região do Rio da Prata. O gênero “Dobrado”, a memória afetiva brasileira em relação às fanfarras e a cultura de massa também compõe a atividade.

O ministrante Richard Serraria é poeta, músico, cancionista porto alegrense com 7 discos lançados. É fundador da Bataclã FC (1997) e do Alabê Ôni (2012), participante do Sonora Brasil 2013/14. Graduado em Letras, Mestre e Doutor em Literatura Brasileira UFRGS estudando a canção brasileira e platina. Em 2017 lança o conteúdo cultural “Mais Tambor Menos Motor”, 8º disco de sua carreira de 20 anos.

Com o tema “bandinhas e fanfarras”, o projeto Sonora Brasil busca envolver profissionais de vários segmentos como jornalistas, professores, historiadores, pesquisadores e músicos, além do público em geral. A ação será didática com uma performance de Serraria com violão e percussão para a demonstração de cânticos.

Sobre o Sonora Brasil – Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior do País em circulação musical e, em 2015 promoveu 480 concertos em mais de 130 cidades brasileiras. O Sonora Brasil cumpre a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra não comercial. A formação de plateia é o que se busca por meio do contato do público com a qualidade e a diversidade da música, estimulando o olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país.Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 80 grupos em mais de 3.900 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

Palestra com Richard Serraria – Montenegro

20ª edição do Sonora Brasil

Data: 7 de julho (Sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Sesc Montenegro (Rua Capitão Porfírio, 2.205)

Atividade gratuita, com inscrições prévias pelo e-mail msaraujo@sesc-rs.com.br

Público-alvo: músicos, professores e interessados no tema