. .

Sistema Fecomércio-RS e Ceasa/RS renovam parceria do Programa Prato Para Todos

Em três anos de parceria já foram capacitadas mais de 8 mil pessoas nas oficinas de combate ao desperdício de alimentos

Três anos de parceria e mais de 8 mil pessoas capacitadas. Este é o resultado das oficinas de aproveitamento integral de alimentos realizadas, em Porto Alegre desde 2015, pelo Programa Prato para Todos, desenvolvido com o esforço conjunto entre o Sistema Fecomércio-RS/Sesc e a Ceasa/RS. Na tarde de terça-feira (02/10), as duas entidades renovaram a parceria para a sequência deste trabalho de cidadania e sustentabilidade. O termo foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, e pelo presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira.

Além de aulas no ônibus-escola do Programa, cozinhas de instituições sociais são utilizadas para aulas que visam, sobretudo, o não desperdício e a valorização do potencial nutritivo dos alimentos. As receitas enfocam sempre o aproveitamento integral dos produtos, utilizando cascas, folhas, ramas e outras partes, que se não tivessem este destino, iriam para o lixo.

Prato para Todos A operação do Programa começa com jovens de fazendas de recuperação de drogas, que atuam como voluntários, coletando hortifrutigranjeiros entre os excedentes do pavilhão de produtores e das empresas atacadistas. Os produtos são classificados e armazenados, para depois comporem kits que terão ainda pães doados pela Seven Boys, também parceira da iniciativa. A Ceasa/RS tem um cadastro de entidades que são beneficiadas e monitoradas sistematicamente, como creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades oficialmente registradas que tratem de crianças ou pessoas em vulnerabilidade social. Tanto no ônibus-escola, equipado com cozinha industrial, quanto em instituições sociais acontecem os encontros e as capacitações.