Sesc Venâncio Aires promoveu atividades em alusão ao Junho Violeta
Ações, que visam o combate à violência contra a pessoa idosa, aconteceram entre os dias 11 e 18/06, com o grupo de idosos do Programa Sesc Maturidade AtivaO Programa Sesc Maturidade Ativa do Sesc Venâncio Aires realizou, nas últimas semanas, atividades em alusão ao Junho Violeta. A campanha, em prática em diversas cidades do mundo, visa chamar atenção e combater a violência praticada contra pessoas idosas, em suas diferentes manifestações.
A programação especial teve início no Clube de Leituras do Salão Piazito no dia 11/06, com uma roda de conversa com o grupo de idosos do Programa, que abordou direitos na terceira idade, tipos de violência praticadas e canais para denúncias. A ação foi coordenada pela participante do Maturidade Ativa Rose Mary Mendonça Teixeira, que tem formação em Direito e atuou como técnico judiciário no Fórum de Venâncio Aires.
Já no dia 18, na sede do Sesc, a atividade foi voltada ao incentivo do empoderamento e do autocuidado às idosas que participam do programa. Ela contou com o apoio da diretora da Mary Kay, Rose Pires, e da consultora de beleza Franciele Xavier, que embelezaram as participantes para uma sessão de fotos com o fotógrafo e jornalista Leandro Osorio. Nos registros, elas usaram símbolos de alusão ao Junho Violeta.
“É sempre muito bonito ver como elas participam ativamente e com brilho no olhar nas mais diversas atividades propostas pelo Maturidade Ativa. E, nesta ocasião, foi ainda mais especial”, comenta a agente de Serviços Sociais do Sesc Venancio Aires, Paolla Back da Silva. “Foii um momento de sorrisos, de reforço da autoestima, e também de chamar atenção a esse tema tão importante, que é evocado pelo Junho Violeta”, completa.
Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.