Sesc Santa Maria debateu em live sobre o uso das tecnologias para saúde e acolhimento dos idosos
Bate-papo segue disponível para visualização no FacebookCom o início da pandemia, diversos aspectos da vida precisaram ser adaptados e a tecnologia foi a grande aliada para essas transformações. Em uma live no Facebook do Sesc Santa Maria, profissionais debateram sobre a importância dos serviços de atendimento e acolhimento remoto para idosos, pensados para trazer a esse público, grupo de risco da Covid-19, mais segurança e saúde. O bate-papo está disponível na rede social e pode ser acessado pelo link www.facebook.com/sescsantamaria/videos/366610138476703.
Segundo a coordenadora estadual do Maturidade Ativa, Michele Silveira, o objetivo do programa é construir um novo significado social para o envelhecimento humano e quando a pandemia iniciou foi preciso passar por transformações profundas para que o trabalho tivesse continuidade. “Para adaptarmos esse novo modelo nos 57 grupos existentes no Rio Grande do Sul, fomos atrás de informações e descobrimos, através de pesquisa do Instituto Locomotiva, que, antes da pandemia, 76% dos brasileiros acima de 50 anos já faziam uso do Facebook, 15% já utilizavam outras redes sociais e apenas 9% não faziam uso de nenhuma ferramenta. Isso nos surpreendeu e resolvemos fazer essa pesquisa com os participantes do programa”, detalha. O resultado foi uma adesão de cerca de 65% do público do Maturidade Ativa às atividades remotas e assim foram oferecidos conteúdos informativos sistemáticos. “O remoto veio para ficar e cada vez mais vamos pensando junto com os participantes, ouvindo eles sobre o que é bom e funciona para eles”, afirma Michele ao informar que desde março de 2020, aproximadamente 3,5 mil idosos foram atendidos com as atividades.
A psicóloga voluntária do grupo de Santa Maria, Belinda Pereira, destacou que os ganhos foram muito maiores do que as dificuldades com o uso dos meios digitais. “Os participantes encontraram um espaço para eles, onde são ouvidos, respeitados e o que falam é levado em consideração. Muitos viram esse espaço como um ambiente para dividir os problemas e dúvidas. A tecnologia não tem fronteiras e ela veio para unir ainda mais”, destaca.
O bate-papo também contou com a participação do Fundador e CEO da Lauduz Telemedicina, Wilson Zat, que abordou como a telemedicina pode facilitar o acesso das pessoas aos atendimentos de saúde e falou sobre o aumento do uso dessa alternativa no momento atual. A fonoaudióloga da Empresa Escute Bem, Liliane Razador, aproveitou a ocasião para falar sobre os aparelhos auditivos e a qualidade de vida. A mediação foi feita pela jornalista Karohelen Dias e pela facilitadora do grupo de Maturidade Ativa de Santa Maria Thuane Macedo, que ressaltou que as atividades virtuais podem seguir complementando as atividades presenciais que estão sendo retomadas. O evento virtual contou com a participação de pessoas de diversas partes do estado.
Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva. Para fazer parte desse projeto, os interessados devem procurar o Sesc Santa Maria (Av. Itaimbé, 66) pelo telefone (55) 3223-8137. Mais informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.