Sesc realiza abertura do ano letivo de São Leopoldo
Programação terá como foco educação e saúde mental dos professoresNo dia 19 de fevereiro, São Leopoldo recebe um importante evento voltado para a valorização dos profissionais da educação: a abertura do ano letivo do município. Com o tema “Acolher Quem Ensina para um Futuro Melhor”, a iniciativa, realizada pelo Sesc São Leopoldo em parceria com a prefeitura, reunirá educadores da rede municipal e conveniada em um encontro que será realizado no Auditório Pe. Werner da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
O evento, que se estenderá das 8h às 17h, contará com uma programação especial que inclui recepção com coquetel, música ao vivo e diversas atividades interativas. A palestra de destaque será conduzida pela pedagoga Regina Shudo, reconhecida por sua expertise em educação infantil e pelo trabalho em prol da formação de educadores em todo o Brasil. Com mais de 36 anos de experiência na área educacional, Regina é autora de livros infantis e Diretora da Amaná Educacional. Em sua palestra, Regina abordará um tema de extrema relevância: “Saúde Mental e Emocional dos Profissionais da Educação”. Diante dos desafios enfrentados nas salas de aula, especialmente nos últimos anos, essa discussão se torna essencial para promover o bem-estar e a resiliência dos educadores, elementos fundamentais para a construção de um ambiente de ensino saudável e produtivo.
O encontro será exclusivo para os professores participantes, que terão a oportunidade de se conectar e compartilhar experiências, além de se inspirar com as reflexões de Regina Shudo. “A abertura do ano letivo não só simboliza o início das atividades escolares, mas também ressalta a importância do cuidado com aqueles que moldam o futuro da educação”, afirma Lorenzo Cornelius, Agente de Programas Sociais do Sesc São Leopoldo.
Educação Sesc – O Sesc/RS está presente no desenvolvimento da sociedade gaúcha desde a infância. Há 25 anos no Estado, a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) tem 18 unidades em 17 cidades. Com o propósito de desenvolver a curiosidade, a criatividade, o senso crítico e a autonomia, a instituição possibilita a continuidade da formação com a Escola de Ensino Fundamental em Novo Hamburgo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. No turno inverso à escola, crianças de 6 a 12 anos, podem desenvolver a criatividade e ludicidade, com uma educação integral em um ambiente seguro com o Criar Sesc, presente em 13 Unidades. Com a EAD EJA, a instituição também oferece a possibilidade de conclusão do Ensino Médio gratuitamente para jovens e adultos, a partir de 35 polos no RS.