Sesc Montenegro lança projeto Passaporte Cultural para os alunos da EAD EJA
Iniciativa visa fortalecer a valorização pela produção cultural da cidade e a vivência artística dos estudantesA fim de incentivar a vivência artística dos alunos da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA), o Sesc Montenegro lançou o projeto Passaporte Cultural. O curso já oferece, gratuitamente, além da conclusão do Ensino Médio, uma qualificação profissional em Produção Cultural. O passaporte, assim, complementa a formação em sala de aula ao promover a participação dos estudantes em eventos culturais realizados na cidade. Eles são estimulados a registrar sua presença em, no mínimo, três atividades por semestre, o que é contabilizado como complemento da carga horária das aulas presenciais.
“O passaporte visa fortalecer o apreço pelas produções locais e a valorização das artes que nos cercam”, resume o supervisor pedagógico Cristian Guilherme Lino, que propôs a ideia. “Essa iniciativa reflete o conceito de vivência e pertencimento, permitindo que os alunos se apropriem da cultura local e valorizem as produções artísticas do seu próprio município, que é reconhecido como a ‘Cidade das Artes’”, completa.
De acordo com a professora Tatiana Souza, a expectativa em torno do Passaporte Cultural é de proporcionar uma experiência transformadora tanto no aspecto educacional quanto no cultural. “Espera-se que, ao se envolver com diferentes formas de arte e produção cultural, os alunos não apenas ampliem seus horizontes, mas também desenvolvam uma compreensão mais profunda sobre a importância da cultura em suas vidas. Ao registrar e refletir sobre suas vivências culturais, eles terão a oportunidade de se conectar com o patrimônio local, fortalecer sua identidade cultural e, ao mesmo tempo, aplicar esse conhecimento em sua formação acadêmica”, comenta a educadora.
EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.