. .

Sesc Montenegro disponibiliza mostras literárias para a comunidade

Escolas, grupos ou entidades podem agendar gratuitamente o empréstimo das exposições.
Natural de Curitiba, Paulo Leminski criou obras a partir de uma poética profunda e complexa, que atrai leitores até hoje.

A comunidade de Montenegro tem à disposição mostras literárias de Mario Quintana, Simões Lopes Neto, Paulo Leminski e Millor Fernandes. Escolas, grupos ou entidades podem solicitar o empréstimo gratuito junto ao Sesc da cidade (Rua Capitão Porfírio, 2205). Atividade é promovida pelo Arte Sesc e os agendamentos devem ser feitos pelo e-mail msaraujo@sesc-rs.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3649-3403 e na página www.facebook.com.br/sescmontenegro.

A mostra Mario Quintana apresenta 14 banners com trechos de poesias ilustradas do poeta gaúcho, homenageado pela Academia Brasileira de Letras, que contribui significativamente à cultura rio-grandense, com mais de 35 obras publicadas. A exposição retrata períodos de sua vida, do nascimento em Alegrete até sua cidade por adoção Porto Alegre.

A exposição “João Simões Lopes Neto – o escritor da alma gaúcha” visa incentivar o público a apreciar o trabalho de um dos maiores escritores brasileiros. São 12 painéis sobre a vida e a obra do escritor, que, com traço impressionista, manejou a voz e o silêncio da pampa e criou Blau Nunes, o gaúcho brasileiro.

Natural de Curitiba, Paulo Leminski criou obras a partir de uma poética profunda e complexa, que atrai leitores até hoje. Na exposição, seus poemas são retratados pelo ilustrador, artista plástico e músico, Fábio Dudas. A representação traz pinturas baseadas na figuração da realidade e da ficção, nas memórias de infância e na interpretação do cotidiano e da imaginação.

A mostra literária de Millor Fernandes apresenta trabalhos e a história do jornalista, desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e artista Millor Fernandes.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.