. .

Sesc Lajeado oferece a escolas exposições didáticas sobre cordel e escritores brasileiros

Mostras podem ser levadas a instituições de ensino de forma gratuita

Escolas de Lajeado que querem proporcionar a seus alunos uma forma diferente de aprender sobre literatura podem encontrar uma boa solução no Sesc. A Unidade do município dispõe de seis mostras didáticas em formato de banner, que podem ser levadas de forma gratuita às instituições de ensino.

Os agendamentos podem ser feitos no Sesc Lajeado (Rua Silva Jardim, 135), pelo telefone (51) 3714-2266 ou pelo e-mail culturasesclajeado@gmail.com. Entre as exposições disponíveis, estão as que abordam a vida e obra de grandes escritores brasileiros, como Machado de Assis e Mario Quintana, e a que fala sobre a literatura de cordel. Veja abaixo todas as mostras disponíveis.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Exposições didáticas – Sesc Lajeado

Mostra Millôr Fernandes
O jornalista, escritor, poeta, desenhista, dramaturgo, tradutor e frasista Millôr Fernandes (1924-2012) produziu uma vasta obra, acessível e dotada de uma grande lucidez crítica. Utilizando quase sempre os recursos do humor, tornou-se um dos mais relevantes intelectuais da cultura brasileira. Esta mostra com seus haicais e desenhos é um aperitivo do trabalho que esse artista genial nos deixou.

Mostra Simões Lopes Neto
São 12 painéis sobre a vida e a obra do escritor que com traço impressionista manejou a voz e o silêncio da pampa. E criou Blau Nunes, o gaúcho brasileiro.

Mostra Machado de Assis
Com 13 banners, a mostra homenageia o escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis, autor de clássicos como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba, considerado o maior expoente da literatura brasileira.

Mostra Cordel
A exposição pretende resgatar a literatura de cordel, reproduzindo-a no formato comum, onde os cordelistas, poetas populares, expõem suas obras penduradas em cordões, com as capas voltadas para o público. A exposição também destaca o papel do cantador ou repentista.

Mario Quintana
A mostra apresenta 14 banners com trechos de poesias ilustradas de Mário Quintana, poeta gaúcho homenageado pela Academia Brasileira de Letras, que contribui significativamente à cultura rio-grandense, com mais de 35 obras publicadas. A exposição retrata períodos de sua vida.

Paulo Leminski
Foi um dos poetas mais importantes de sua geração. Sua poética extremamente popular, apresar de profunda e complexa, atrai leitores ainda hoje. A mostra, que tem 16 banners, é um pequeno apanhado de sua produção.