Sesc Ijuí promove Contação de Histórias gratuitas com obras de Eva Montanari e Luís Coronel
Ação é gratuita e ocorrerá nos dias 05, 06 e 18 de abril, na Sala Saber e LazerEm abril, o Sesc Ijuí realiza a Contação de Histórias com as obras “Hoje”, de Eva Montanari e “O Negrinho Do Pastoreio”, de Luís Coronel. A atividade, que acontece nos dias 05, 06 e 18 de abril, às 9h30 e 14h30, é gratuita mediante agendamento feito pelo telefone (55) 3332-7511. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/ijui e na página www.facebook.com/sescijuirs.
Para os dias 05 e 06, a obra escolhida é “Hoje”, lançado em 2014, da autora e ilustradora Eva Montanari. “Como você amanheceu hoje?” e “o que fazer com as situações que aparecem durante o dia e nos chateiam?” são algumas das inquietações reais propostas pelo livro. O material propõe soluções oníricas que nos fazem sorrir a cada virar de páginas. Já no dia 18, o volume apresentado será “O Negrinho do Pastoreio”. A história vem transcrita em forma de poema de Luiz Coronel, a partir do texto do escritor gaúcho Simões Lopes Neto. O protagonista é um menino negro e pequeno, escravo de um estancieiro muito mal; este menino não tinha padrinhos nem nome, sendo conhecido como Negrinho, e se dizia afilhado da Virgem Maria. Após perder uma corrida e ser cruelmente punido pelo estancieiro, o Negrinho caiu no sono, e perdeu o pastoreio. Ele foi castigado de novo, mas depois achou o pastoreio, mas, caindo no sono, o perdeu pela segunda vez. Desta vez, além da surra, o estancieiro jogou o menino sobre um formigueiro, para que as formigas o comessem, e foi embora quando elas cobriram o seu corpo. Três dias depois, o estancieiro foi até o formigueiro, e viu o Negrinho, em pé, com a pele lisa, e tirando as últimas formigas do seu corpo; em frente a ele estava a sua madrinha, a Virgem Maria, indicando que o Negrinho agora estava no céu. A partir de então, foram vistos vários pastoreios, tocados por um Negrinho, montado em um cavalo baio.
Sobre o Projeto Sesc Mais Leitura – A democratização da leitura e a formação de novos leitores estão entre os objetivos e desafios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc no âmbito da educação e cultura. Com o Sesc Mais Leitura, estudantes gaúchos têm a oportunidade de receber em suas escolas diversos escritores que utilizarão obras das bibliotecas locais do Sesc para debater sobre os temas abordados nos livros escolhidos. O projeto faz parte do Arte Sesc – Cultura por toda parte.
Contação de Histórias Sesc - Ijuí
Data: 05/04/2018
Local: Sesc (Rua Crisanto Leite, 202)
Dias: 05, 06 e 18 de abril
Horário: às 9h30 e 14h30
* Entrada gratuita mediante agendamento prévio pelo telefone (55) 3332-7511.
Data: 05 e 06 de abril
Obra: Hoje
Autora: Eva Montanari
Data: 18 de abril
Obra: O Negrinho Do Pastoreio
Autor: Luiz Coronel