Sesc leva show 50 Tons de Pretas para 32ª Feira do Livro Gravataí
Apresentação faz parte da programação e ocorre no dia 2 de dezembro, às 19h, na Praça da BíbliaO Sesc Gravataí promove na 32ª Feira do Livro Gravataí o show 50 Tons de Pretas. A apresentação acontece no dia 2 de dezembro (domingo), na Praça da Bíblia (Av. José Loureiro da Silva), às 19h. A banda, formada por mulheres negras apaixonadas pela música e pela cultura afro brasileira, apresentase com graça, leveza e levam representatividade num balanço que encanta a todos por onde passam. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3497-6174, no site www.sesc-rs.com.br/gravatai e na página www.facebook.com/sescgravatai.
A banda é composta por Dejeane Arruée, que além de vocalista e trombonista, toca pandeiro e é responsável pelos arranjos das canções e Graziela Pires, vocalista e letrista. Os músicos que as acompanham na turnê são Cassiano Miranda (percussão), Felipe Sandas (violão), João Costa (bateria) e Vladimir Godoy (baixo). Com uma hora de duração, tem orientação cênica da atriz e diretora Deborah Finocchiaro e projeção de imagens do artista Leandro Selister, que integrou ao show seu trabalho fotográfico presente no projeto #Tristicidade, cartografias do abandono e da (in)visibilidade.
O cunho político do espetáculo está presente nas canções, que buscam refletir sobre o ainda pequeno espaço ocupado pela mulher negra, a necessidade de empoderamento feminino e o reconhecimento das vitórias e reveses nesta caminhada. “Preta, Preta, olha onde você chegou! (…) Os olhares de negação da tua cor, da tua raça, da tua voz”, entoam vigorosamente nesta canção autoral. As imagens de abandono e tristeza do cotidiano projetadas sobre os corpos das cantoras por Selister e o poema Navio Negreiro, de Castro Alves, declamado durante o espetáculo dão o tom de sensibilidade e verdade que a banda propõe. O show é intenso, vibrante e contagiante, percorrendo uma grande diversidade de ritmos, numa mescla de sambas clássicos e contemporâneos, samba-rock, soul music, e black music.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Show 50 Tons de Pretas na 32ª Feira do Livro Gravataí
Data: 02/12/2018
Local: Praça da Bíblia (Av. José Loureiro da Silva)
Horário: 19h
Classificação: livre
Duração: 60 minutos