Sesc Caxias do Sul promove III Fórum Regional LABmais
Programação gratuita de 14 a 16/05 envolve feira criativa, oficinas, debates, exibições, apresentação artística e musicalVoltado para a área de audiovisual e colocando as mulheres, cis ou trans, como protagonistas, o Sesc Caxias do Sul promoverá de 14 a 16 de maio, o III Fórum Regional do Projeto LABmais, com diversas atividades e todas gratuitas. O evento terá início com a abertura da Feira Criativa, no jardim de inverno do Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462), com exposição e venda dos trabalhos das alunas do projeto em Artes Digitais, Brechó, Acessórios e Poesia. Haverá também apresentações da DJ Ana$ e de Taiane Vencato e Pollianna Abreu com Poesia Marginal. No início da noite será a vez da oficina Mestre de Cerimônia, vulgo MC, com Negra Jaque.
Na quarta-feira, dia 16 de maio, estão programadas uma performance da dançarina Maria Lilith e a oficina Outros Olhos – Direção de Pessoas na Fotografia com Camila França. Essa atividade contará com acessibilidade em Libras, interpretação simultânea. A agenda do último dia do Fórum contempla a exibição do documentário Corpos, produzido pelos alunos do LABmais e, na sequência, ocorrerá o debate Monas, Minas & Manas no Audiovisual, com a fotógrafa Camila França, a rapper e compositora Negra Jaque e a produtora audiovisual Elís Bittencourt. A mediação será da artista Mikaella Amaral, aluna do LABmais e curadora do Fórum. Todos com acessibilidade em Libras e interpretação simultânea.
O encerramento será em um encontro no bar Reffúgio (R. Mal. Floriano, 1083 – São Pelegrino), parceiro do projeto, com apresentações das DJs Ana$ & Cata, Jamille Santos e Mikaella Amaral, alunas do LABmais. A entrada é gratuita e o evento é para maiores de 18 anos, menores deverão estar acompanhados com um responsável legal. As inscrições podem ser feitas através do site https://sites.google.com/view/labmaisterceiroforumregional/p%C3%A1gina-inicial.
O LABmais – Laboratório de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes – foi criado em 2021 e é um espaço conceitual, criativo e colaborativo, que visa a realização e o desenvolvimento de ações educativas, com foco no trabalho com as juventudes, por meio da utilização das tecnologias das áreas que compõem o Programa Cultura, em especial as áreas de Arte Educação, Audiovisual e Artes Visuais. Em prática em outros 16 estados, o programa tem por objetivo dar autonomia e tornar o jovem protagonista de sua trajetória, contribuindo para seu crescimento social, criativo e profissional.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
III Fórum Regional LABmais – Sesc Caxias do Sul
14/05 (terça-feira)
Local: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)
Horário: 17h
Atividades: abertura da Feira Criativa e apresentações da DJ Ana$
Horário: 19h
Atividades: Taiane Vencato e Pollianna Abreu com Poesia Marginal
Horário: 19h30
Atividades: oficina Mestre de Cerimônia, vulgo MC, com Negra Jaque
15/05(quarta-feira)
Local: Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)
Horário: 17h
Atividades: abertura da Feira Criativa, apresentação da DJ Polliana Abreu
Horário: 19h
Atividades: performance da dançarina Maria Lilith com um fragmento de Helena
Horário: 19h30
Atividades: oficina Outros Olhos – Direção de Pessoas na Fotografia, com Camila França. Acessibilidade em Libras, interpretação simultânea
16/05 (quinta-feira)
Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)
Horário: 17h
Atividades: abertura da Feira Criativa
Horário: 19h
Atividade: exibição do documentário “Corpos”, produzido pelos alunos no segundo e terceiro módulo do LABmais de 2023, com acessibilidade em Libras
Horário: 20h
Atividade: debate Monas, Minas & Manas no Audiovisual, com a fotógrafa Camila França, a rapper e compositora Negra Jaque e a produtora audiovisual Elís Bittencourt. A mediação será da artista Mikaella Amaral, aluna do LABmais escolhida como curadora do Fórum. Também terá acessibilidade em Libras com interpretação simultânea