. .

Sesc Canoas leva teatro, literatura e leitura a mais de 1.300 estudantes da rede pública, em abril

Iniciativas gratuitas aproximam crianças e jovens da arte, da literatura e da leitura em ações realizadas nas cidades de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita

O mês de abril foi de intensa movimentação cultural para os estudantes da rede pública de Canoas e região. Em continuidade ao seu compromisso com o acesso à cultura e à educação extramuros, o Sesc Canoas promoveu diversas atividades por meio de seus projetos culturais, alcançando mais de 1.300 alunos de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita.

No campo das artes cênicas, o destaque foi o projeto Teatro a Mil, que nos dias 10 e 11 de abril apresentou o espetáculo “Vampirices”, da companhia Rococó Produções. A peça encantou e divertiu o público formado por mais de 900 alunos, muitos dos quais vivenciaram pela primeira vez a experiência de assistir a um espetáculo em um espaço cultural. “A ação reafirma o papel essencial do Teatro a Mil na formação de novos espectadores e na democratização do acesso às artes”, comenta o diretor do Sesc Canoas, Cleberli Arruda. Já o universo literário tomou forma com o projeto Sesc Mais Leitura, que nos dias 15 e 16 de abril trouxe o escritor Pedrinho Festa para uma conversa interativa intitulada “Memórias do Rolê”. A atividade reuniu mais de 400 estudantes de quatro escolas, promovendo uma vivência que mesclou hip-hop, dança, escrita criativa e passos de breaking. Através de sua trajetória artística, Pedrinho inspirou jovens leitores a explorarem suas próprias histórias e linguagens.

Outro pilar importante da atuação do Sesc Canoas, a BiblioSesc,  biblioteca itinerante da instituição, retornará suas atividades em maio. Os atendimentos acontecerão em pontos estratégicos de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita, ampliando o acesso descentralizado à leitura e à literatura. “Ao longo de abril, o Sesc Canoas reafirmou sua dedicação em oferecer experiências formativas e gratuitas, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento de crianças e jovens da região”, conclui Cleberli.

Sobre o Sesc/RS – Com 79 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 54 Unidades no Estado, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.