Sesc Alegrete recebeu espetáculo “Adobe”
Apresentação de dança contemporânea interpretada por Luciana Caetano aconteceu no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek no dia 16/7O município de Alegrete recebeu, na última terça-feira, 16 de julho, o espetáculo “Adobe”. Apresentado pelo Grupo Solo de Dança, de Goiânia (GO), o trabalho integra o circuito nacional Palco Giratório do Sesc. A sessão ocorreu no auditório do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek e emocionou o público com os movimentos da dança. Ao final, 12 espectadores foram convidados a subir ao palco para participar do número. A entrada foi solidária, com a doação de um litro de leite. Os itens arrecadados serão entregues a entidades sociais da cidade.
Criado e interpretado por Luciana Caetano, o espetáculo parte da premissa de símbolos e elementos da cultura negra, em especial da mulher. A apresentação, que circula pelo País desde 2019, é alicerçada nas modernas técnicas da dança contemporânea a partir das matrizes históricas afro-brasileiras. Membro do Colegiado Nacional de Dança, Luciana iniciou seus estudos em dança em 1975 e, desde então, já coreografou diversos espetáculos. Entre eles estão a primeira versão de “Enquanto se Espera” (1997), “Preto no Preto” (1998), “Obliquação” (1999), “Terra Cruz” e “Saúri-nhõre” (2000), “Parceiros da Rua” (2003), “Mulheres” (2004), a versão infantil de “Enquanto se Espera” (2006), “Cerratenses” (2008), e “Cartas de Frida” (2015).
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.