. .

Sesc Alegrete realiza exposição na Unipampa sobre realidade indígena

Mostra tem início no dia 1º/04 com palestra do artista responsável pela mostra

O Sesc Alegrete realiza, de 01 a 30 de abril, a exposição Invasão Colonial YVY Opata: A Terra Vai Acabar. Com entrada franca, a mostra será realizada no Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). No primeiro dia (01/04), às 19h30, Xadalu Jekupé, autor das obras expostas, ministra uma palestra sobre suas motivações e inspirações. A atividade contará com a presença do professor Diego Severo. Mais informações com o Sesc pelos telefones (55) 3422-2129 e (55) 3422-5992, no site www.sesc-rs.com.br/alegrete ou pela página www.facebook.com/sescalegreters.

A mostra reúne elementos de diversas imersões de Xadalu em aldeias Guaranis. As obras retratam o atual estado em que as aldeias se encontram, os conflitos por conta das retomadas de suas terras e as constantes ameaças de grupos armados que intimidam as comunidades tradicionais. A exposição estará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade. 

 

Invasão Colonial YVY Opata: A Terra Vai Acabar

Data: de 01 a 30 de abril
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 13h.
Local: Unipampa – Campus Alegrete (Av. Tiaraju, 810)
Entrada gratuita

 

Palestra de abertura com o artista Xadalu Jekupé

Data: 01/04 (Quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Unipampa – Campus Alegrete (Av. Tiaraju, 810)