Sesc Alegrete promove a peça Alegria de Náufragos no dia 02/07
Apresentação do grupo paraibano Ser Tão Teatro acontece no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, às 20hO Sesc Alegrete promove, no dia 02 de julho, o espetáculo Alegria de Náufragos, do grupo paraibano Ser Tão Teatro. Parte do circuito Palco Giratório Sesc pelo País, a apresentação acontece no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Osvaldo Aranha, 100), às 20h, tendo como entrada apenas 1 litro de leite. Os ingressos podem ser retirados no Sesc (Andradas, 71).
A peça traz a história do professor Nicolai Stiepánovitch, que conta com um currículo impecável, família constituída e seu trabalho reconhecido. No entanto, ele passa por um doloroso processo de falência interior e, refém das próprias escolhas e dos modelos exemplares que perseguiu ao longo de sua trajetória, passa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade. Com doses generosas de acidez e humor, o espetáculo provoca a plateia a participar da dramaturgia. A classificação etária é de 14 anos.
Criado em 2007 em João Pessoa – dentro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) –, o grupo Ser Tão Teatro se destaca por realizar produções de sucesso a partir de uma extensa pesquisa, com foco no trabalho dos atores e atrizes em sistema de colaboração. Em 16 anos de atuação, os artistas integraram diferentes referências ao trabalho, que vão desde Ariano Suassuna e Jorge Andrade até clássicos da dramaturgia mundial, sempre através da integração dos aprendizados com as características marcantes do grupo: o humor e a acidez.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Espetáculo "Alegria de Náufragos"
Data: 02/07/2024
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Osvaldo Aranha, 100)
Horário: 20h
Sinopse: Com um currículo impecável, família constituída e reconhecido em seu trabalho, o professor Nicolai Stiepánovitch poderia facilmente ser tomado como um exemplo de vida, um “homem feliz”. Mas, gradativamente, no desenrolar do espetáculo, esse “homem de bem” é submetido a um doloroso processo de falência interior. Refém das próprias escolhas e dos modelos exemplares que perseguiu ao longo da sua caminhada, somente agora onde pouco ou nada há de ser feito, o professor começa a adquirir clareza sobre o lado patético da sociedade e suas instituições, incluindo seu trabalho e a própria família. Aos préstimos deste olhar enfadonho do personagem Nicolai Stepianovitch, os atores incidem, sem concessões, sobre o presente e a geografia – não livrando nem a si mesmos desse crivo, com doses generosas de acidez e humor. Nesse espetáculo, o que importa não é a glória, mas a capacidade de suportar.
Direção e dramaturgia: César Ferrario Giordano
Elenco: Cely Farias, Rafa Guedes, Thardelly Lima, Polly Barros (stand in), Paulo Philipe (stand in)
Direção musical e música original: Marco França
Produção: Rafa Guedes e José Hilton
Iluminador: Fabiano Diniz
Operadora de Som: Polly Barros
Figurino: Vilmara Georgina
Cenografia e adereços: Maria Botelho
Direção de palco e contrarregragem: José Hilton Daniel Torres
Ingressos: 1 litro de leite.