. .

Sesc Alegrete celebra ano com diversidade de ações culturais

Iniciativas consolidaram cidade como um vibrante polo de arte e cultura

O Sesc Alegrete encerra o ano de 2024 com um saldo positivo em sua intensa programação cultural, que consolidou a cidade como um vibrante polo de arte e cultura na região. O destaque da temporada foi a rica diversidade de eventos que celebraram a cultura local e nacional, proporcionando uma série de experiências para a comunidade.

Entre os projetos que marcaram o ano, o Circuito Palco Giratório teve destaque, trazendo espetáculos de teatro de várias partes do Brasil. A programação permitiu ao público alegretense vivenciar uma variedade de performances artísticas, enriquecendo o cenário cultural da cidade. O Sonora Brasil também foi um marco, apresentando grupos de música de raiz que resgataram a autenticidade da música tradicional brasileira.

O Sesc promoveu ações para garantir o acesso à cultura para todos, como foi o caso do Teatro a Mil, que ofereceu espetáculos infantis gratuitos para estudantes de escolas públicas ao longo do ano. Além disso, o projeto Arte da Palavra apresentou à comunidade escritores de diversos cantos do Brasil, proporcionando um intercâmbio cultural enriquecedor.

“A colaboração com a Prefeitura de Alegrete foi essencial para o sucesso dos nossos eventos, como a Feira do Livro, que uniu literatura e cultura, e o Festival Alegretense da Canção, que destacou os talentos musicais locais. Tivemos, ainda, o Dança Alegre Alegrete, que encantou o público com apresentações vibrantes, enquanto as festividades do Aniversário de Alegrete e o Natal Iluminado uniram a comunidade em atmosferas de alegria e celebração”, afirmou o Agente de Programas Sociais do Sesc Alegrete, Paulo Amaral.

O Sesc investiu, ainda, na formação cultural e educacional com iniciativas como o projeto Universo Escola, que levou oficinas artísticas e tecnológicas às escolas municipais. Esta ação inspirou crianças e jovens a explorar novas possibilidades. A retomada do Reculuta, com oficinas de música e dança, ampliou o acesso à cultura e fortaleceu tradições locais. Em Manoel Viana, o Sesc também teve atuação destacada. Em parceria com a Prefeitura da cidade, realizou circuitos teatrais pelo interior, sessões de teatro infantil, passeios culturais, dentre outras atividades.

A gestão cultural do Sesc Alegrete, sob a coordenação de Paulo Amaral e Vanessa Costa, com direção de Cláudia da Costa Rizzatti, já planeja para 2025 novos desafios e promessas de expansão das oportunidades culturais para a população. “Com um legado de inclusão e afirmação cultural, 2024 ficará marcado como um ano de êxito na história de Alegrete, onde o Sesc reafirma seu compromisso de promover a cultura e valorizar a diversidade artística da região”, completou Amaral.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.