Seminário Latino-americano de Educação e Cultura envolveu mais de 600 educadores da rede de ensino de Alegrete
Palestras para professores da rede municipal foram promovidas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e pela Prefeitura MunicipalPromovida pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e pela Prefeitura Municipal de Alegrete, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a 22ª edição do Seminário Latino-americano de Educação e Cultura envolveu mais de 600 educadores da rede municipal de ensino de Alegrete. O evento contou com atividades no CTG Farroupilha e palestras simultâneas na Unopar, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek e na Urcamp, trazendo especialistas de diversos estados do País para debater uma educação global e acolhedora. Ele ocorreu entre 19 e 21 de julho.
“Nós avaliamos o resultado de mais essa edição como um grande sucesso, pois atendeu às diversas demandas do campo da educação, possibilitando uma variedade de palestras com profissionais reconhecidos no meio educativo brasileiro. Certamente, colheremos os frutos dessas atividades nas salas de aula”, destaca Paulo Amaral, do Sesc Alegrete. “Neste ano, informatizamos o processo de credenciamento, melhorando o fluxo de entrada ao seminário e o posterior acesso ao certificado, o que foi um ponto importante. Agradeço ao engajamento de toda equipe, aos parceiros e aos educadores que prestigiaram as atividades”, finaliza
O primeiro dia de seminário contou com a participação do rapper, educador social e poeta caxiense, Chiquinho Divillas, que abordou a importância da educação e cultura para a inclusão social. Logo após, foi a vez da pedagoga e doutora em Informática da Educação, Patricia Grasel da Silva, falar sobre as intencionalidades pedagógicas em tempos de conectividade. À tarde ocorreram as palestras simultâneas, que abordaram diversos temas específicos, como: educação cultural indígena guarani, EAD EJA e projetos de vida, educação bilíngue e do campo, internacionalização da educação, práticas audiovisuais para professores, Base Nacional Comum Curricular e educação infantil. Elas contaram com a participação de Larisa da Veiga Vieira Bandeira, Vherá Poty, Bianca Pontin, Angelita Tatiane Silva dos Santos, Vera Feliceti, Rafael Folman Chernack, Gustavo Spolidoro e Flávia Bruzinski de Souza. À noite, foi aberta a Mostra Diálogos com a apresentação de projetos desenvolvidos por professores da rede municipal.
O segundo dia de evento contou com a participação do escritor Frei Betto, que apresentou uma fala focada na dignidade e valores humanos. Logo após, a natureza no brincar e aprender foi o tema da fala da professora Ananda Nochi, que, além de teorizar sobre o assunto, também fez demonstrações práticas. A tarde ficou com o palestrante Guto Niche, que falou sobre metodologias ativas e didáticas, e Lisandra Alfaro, que abordou Atendimento Educacional Especializado sob a perspectiva de uma educação inclusiva. O terceiro e último dia contou com as participações de Mariângela Pozza, Adriano Canabarro e Dinamarcia Maciel de Oliveira, que falaram sobre saúde mental na escola, cultura digital, proteção e cuidado com as instituições de ensino. O encerramento do evento ficou a cargo do palestrante e músico Thedy Corrêa, que trouxe histórias emocionantes relacionadas à música e a educação, e cantou sucessos da Banda Nenhum de Nós.
O Seminário Latino-americano de Educação e Cultura teve, ainda, com momentos culturais apresentados pelas escolas municipais: teatro dos 100 anos da Batalha da Ponte da EMEB Honório Lemes, coral de espanhol da EMEB Waldemar Borges e coral da EMEB Constantino de Souza Nunes – Polo do Jacaraí, além da exibição de curtas-metragens do Coletivo Multicultural. A empresa Inclusive fez a interpretação em Libras de todas as palestras e a internet foi fornecida pela Rede Conesul.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.