. .

Semana da Consciência Negra tem programação cultural em Canoas

Alabê Ôni apresenta “Alabem Brasileiro”, que reúne teatro, música e cinema
Alabê Ôni está entre as atrações

Para marcar a Semana da Consciência Negra incentivando a reflexão, o Canoas recebe uma programação cultural especial. Entre os dias 18 e 25 de novembro, acontecem espetáculos teatrais, shows, exibição de filme e debate, todos abertos ao público, em diversos pontos da cidade. Confira a programação do “Alabem Brasileiro” completa abaixo.  Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909, no site www.sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook.com/sesccanoas.

A abertura oficial da Semana acontece no dia 20 de novembro, às 20h, no Teatro Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), com o show ‘Ìtàn ¿run Àti Ilé Ayé – Histórias do Céu e Terra’. No espetáculo, cada música está profundamente ligada à ancestralidade e cotidiano do povo de Ilé Ifé e celebra os orixás e homens, cada um com seus feitos e poderes. Outros destaques da programação são a famosa peça do grupo Pretagô, ‘Qual a diferença entre o charme e o funk?’, o show de cantos ‘labê Ôni apresenta Alabem Brasileiro Alabê Ôni’ e a exibição de um documentário produzido pelo Grupo Ìbejì, sobre a influência da cultura Yorùbá no Rio Grande do sul e no Brasil, acompanhado de debate.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Semana da Consciência Negra - Canoas

Data: 18/11/2017

Local: Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5.340)

18 de novembro – labê Ôni apresenta Alabem Brasileiro Alabê Ôni (RS)

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc (Avenida Guilherme Schell, 5340)

Classificação: Livre

*Entrada franca mediante doação de 1kg de alimento não-perecível

Sinopse: O show traz manifestações afro brasileiras com cantos e toques. Tambor Sopapo, tamboriles do Candombe, Ilús da Nação africanista e tambores do Maçambique e do Quicumbi. No repertório, os cantos ritualísticos acompanhados de novas músicas autoriais.

 

20 de novembro – Exibição do documentário “Ìtàn ¿run Àti Ilé Ayé – Histórias do Céu e Terra” e debate com Grupo Ìbejì (RS)

Horário: 14h

Local: E.M.E.F. Prof. Edgar Fontoura / Quilombo Chácara dos Rosa

Classificação: Livre

Entrada franca

Sinopse: A partir de entrevistas e filmagens em terreiros e locais de cultura africana no RS, o documentário mostra a influência da cultura Yorùbá no Rio Grande do sul e no Brasil.

 

20 de novembro – Abertura Oficial da Semana da Consciência Negra –  Show “Ìtàn ¿run Àti Ilé Ayé – Histórias do Céu e Terra”

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc de Canoas

Classificação: Livre

*Entrada mediante doação de 1kg de alimento não-perecível

Sinopse: Cada canção está profundamente associada a histórias da ancestralidade e cotidiano do povo de Ilé Ifè, celebrando orixás e homens, cada qual com seus feitos e poderes. O espetáculo de dança e música Yorùbá, conta com representações cênicas das canções, presença de mascarados, elementos cênicos e projeção audiovisual, acompanhamento percussivo ao vivo e figurino inspirado nas vestimentas da cultura.

 

24 de novembro – Teatro: Qual a diferença entre o charme e o funk?

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Canoas

Classificação: 14 anos

Entrada franca

Sinopse: Qual a diferença entre o charme e o funk? é um trabalho sensorial inspirado na “arqueologia pessoal” dos sete atores negros criadores. Um resgate daquilo que está dentro de cada um, daquilo que faz ser: identidades. O espetáculo dá vasão e contextualiza, a partir de cenas autônomas, o movimento de uma juventude considerada “geração da esperança”, que anseia falar de sua cultura, sua arte, seu corpo, seu cabelo e sua dança. Anseia mostrar que também ri, brinca, canta, ama, se relaciona, existe!

 

25 de novembro – Dança do Tempo

Horário: 16h

Local: Casa das Artes Villa Mimosa (Avenida Guilherme Schell, 6270)

Entrada franca

Sinopse: Um grupo de mulheres invoca o Tempo e pede a ele que as fertilize, o Tempo atende seu pedido mas pede em troca sua maior riqueza. As mulheres aceitam o trato, sem perceber que seus filhos seriam sua maior riqueza. Após terem a dívida cobrada pelo Tempo, as mulheres iniciam uma jornada para reencontrar seus filhos. Nesse caminho, revelam sua dor, sua fé e sua esperança, buscando auxílio em diversas entidades.