Semana da Alimentação: Concurso Cultural Chef Mesa Brasil premia receita vencedora
Risoto de talos, folhas e sementes foi a primeira colocada da competição, na tarde desta segunda-feira (15/10); programação da Semana da Alimentação segue até domingo (21/10) com ações para abertas à comunidadeNa tarde desta segunda-feira (15/10), o Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, serviu de palco para a premiação da fase final do 1º Concurso Cultural Chef Mesa Brasil, que integrou o início da programação da Semana da Alimentação Sesc. A competição que avaliou receitas elaboradas a partir do aproveitamento integral de alimentos, envolvendo entidades sociais da Capital, escolheu o Risoto de talos, folhas e sementes, como primeiro colocado. “É muito importante para mim e para a nossa instituição esse reconhecimento, porque nos estimula a continuar criando receitas criativas e oferecendo uma alimentação saudável para nossas crianças”, declarou a cozinheira da Escola São Guilherme e autora da receita vencedora Maria Lúcia Schimidt.
O segundo lugar ficou com o Instituto Calábria, com a receita de Cuca com Casca de Banana. “Foi muito legal participar do concurso, porque a cada fase os jurados deram dicas para aprimorar as receitas e cada vez fui aprendendo mais”, afirmou a cozinheira do instituto Cristina Balbueno. Já, a terceira colocação ficou com a Massa Colorida, que integra talos de beterraba entre os ingredientes. O prato foi preparado pela Marisa Dutra do Centro Social Madre Regina, que afirmou ter sido gratificante ser uma das finalistas da competição: “Foi uma experiência muito interessante de valorização do nosso trabalho”. Confira abaixo as receitas completas e mais informações www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.
O Concurso marcou o primeiro dia da Semana da Alimentação Sesc, que segue até domingo (21/10), em Porto Alegre. O evento faz alusão ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro, e proporciona à comunidade atividades gratuitas de conscientização sobre o aproveitamento integral de alimentos, por meio de palestras e oficinas. Na tarde de hoje (16/10), será realizada a oficina “Você sabe o que está comendo?”, na Sala Paineira do Sesc Protásio Alves, das 14h às 16h. Ação é gratuita sem necessidade de inscrição prévia. E finalizando a programação, no dia 22/10, das 10h às 16h, no Parque Farroupilha, serão oferecidas orientações sobre a quantidade de sódio e gorduras nos alimentos ultraprocessados. Confira abaixo a programação completa.
Sobre o Concurso Chef Mesa Brasil – O Concurso Cultural Chef Mesa Brasil contou com fases classificatórias ao longo deste mês. As dez receitas selecionadas na primeira etapa, já ganharam espaço no próximo Livro de Receitas Mesa Brasil, que será lançado em 2019. A competição, com caráter exclusivo de aprendizagem, convida os participantes a criarem receitas com aproveitamento integral dos alimentos. O autor da receita vencedora ganhará uma diária de final de semana no Hotel Sesc Gramado, com direito a um acompanhante; e a entidade social do autor da receita vencedora receberá um troféu de reconhecimento. O objetivo da disputa saudável é estimular hábitos que se aproximam de atitudes sustentáveis, evitando o desperdício de alimentos e tornando a alimentação mais saudável e nutritiva.
Sobre o Mesa Brasil – O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.
Concurso Cultural Chef Mesa Brasil – Premiação
1º lugar – RISOTO DE TALOS, FOLHAS E SEMENTES – Escola São Guilherme
2º lugar – CUCA DE BANANA – Calábria
3º lugar – MASSA COLORIDA – Centro Social Madre Regina

Receitas:
RISOTO DE TALOS, FOLHAS E SEMENTES (Escola São Guilherme)
Ingredientes:
½ xic. de arroz
2 folhas de couve com talos
½ tomate grande
3 tomates cereja
½ xícara de sementes de moranga
2 caixas de creme de leite
Pimenta a gosto
Açafrão a gosto
Tomilho a gosto
Alecrim a gosto
2 dentes de alho
½ molho de salsinha
CUCA DE CASCA DE BANANA (Calábria)
Ingredientes:
Massa
2 cascas de banana
3 ovos
100ml de mel
50g de amido de milho
2 xíc. de aveia em flocos
70g de manteiga
¼ xíc. de açúcar
2 bananas inteiras
1 colher de fermento
50g de farinha de trigo
Farofa
100g de farinha de trigo
100g de açúcar
50g de manteiga
MASSA COLORIDA (Centro Social Madre Regina)
Ingredientes:
Massa
2 ovos
1 col. de chá de sal
1 col. de sopa de azeite
½ kg de farinha de trigo
5 talos e folhas de beterraba
Molho
1 abobrinha média com casca e sementes
1 cenoura com casca
1 cebola pequena
4 dentes de alho
Alecrim a gosto
Manjericão a gosto
1 col. de margarina
Semana da Alimentação Sesc – Porto Alegre
16/10 – Oficinas regionais alimentação saudável
Local: Sala Paineira – Sesc Protásio Alves
Horário: 14h às 16h
Atividade: Você sabe o que está comendo?
*Ação direcionada a instituições cadastradas no Mesa Brasil
17/10 – Oficina Culinária (Sesquinho Navegantes)
Local: Cozinha Pedagógica – Sesc Comunidade
Horário: 14h30 às 16h30
Atividade: Confecção de Brigadeiro de Casca de Banana.
*Ação direcionada aos alunos do Sesquinho.
18/10 – Oficina culinária aproveitamento integral de alimentos
Local: CAFF – Borges de Medeiros
Horário: 11h às 12h
Horário: 14h às 15h
Atividade: Receitas utilizando cascas, folhas, sementes e talos.
*Ação direcionada aos servidores que atuam no CAFF.
19/10 – Oficina culinária aproveitamento integral de alimentos
Local: CUFA
Horário: 15h às 17h
Atividade: Receitas utilizando cascas, folhas, sementes e talos.
*Ação direcionada aos integrantes da CUFA.
21/10 – Praça de San
Local: Redenção
Horário: 10h às 16h
Atividade: Orientações sobre a quantidade de sódio e gorduras nos alimentos ultraprocessados.
*Gratuito e aberto ao público em geral.