Santa Cruz em Foto 2018 movimenta cenário cultural da cidade
Projeto de arte visual apresenta quatro exposições em diferentes lugaresNesta quinta-feira (04/10), às 19h30, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz – Estação Férrea, acontece a abertura oficial do projeto Santa Cruz em Foto 2018 – Retratos, uma realização do Sesc Santa Cruz do Sul, em parceria com os Cursos da Comunicação Social da Unisc. O apoio cultural é da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, da Associação Pró-Cultura, do Shopping Santa Cruz e da SystemLab. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3713-3222, no site www.sesc-rs.com.br/santa_cruz_do_sul e na página www.facebook.com/sescsantacruzdosul.
O Santa Cruz em Foto 2018 reúne fotógrafos com os mais diversos perfis para produzir uma mostra que celebra o retrato como tema unificador. Através de quatro exposições espalhadas por Santa Cruz do Sul, entre os dias 05 de outubro e de 30 de novembro, o público vai se surpreender com o poder das imagens em cada um dos trabalhos participantes. O evento também tem atividades educativas e de contato mais direto com o público, com as oficinas, que acontecerão em escolas, e a ação “Retratos Anônimos”, que terá fotógrafos captando imagens das pessoas que passarem pela Praça Getúlio Vargas no dia 20 de outubro, pela manhã e à tarde. Confira agenda completa abaixo.
Conforme o professor Rudinei Kopp, um dos coordenadores do evento, o tema “Retratos” traz à tona um dos mais antigos desejos humanos: o de se ver retratado. “Uma espiada na história nos permite comprovar essa vontade de alcançar a eternidade a partir da expressão do rosto, do corpo. A fotografia tornou essa vontade acessível a praticamente todo mundo ao longo do século XX”, diz ele. Além disso, o retrato não é apenas o registro de um instante em busca de uma fidelidade na reprodução de quem somos. É também uma forma de pensamento que ganha vida nas mãos dos artistas fotográficos, um jeito dever uma época e um lugar. “O retrato é um convite para a reflexão, uma provocação para o expectador, um desafio para o tempo”, completa Rudinei.
Na abertura, os convidados conhecerão a Mostra “Fiéis”, dos alunos do Curso de Fotografia da Unisc, que acontece no Centro de Cultura – Estação Férrea. Na Unisc, a partir do dia 05/10, em diversas paradas de ônibus, no estacionamento interno, fica a exposição “Singularidades”, da Turma da Especialização em Produção Fotográfica e Audiovisual da Universidade. A partir do dia 10/10, no Shopping Santa Cruz, começa a exposição “ASAN em Retratos” e no dia 15/10, na Casa das Artes Regina Simonis, será a abertura oficial da Mostra “Grandes escritores”. Todas as exposições tem entrada franca.
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
SERVIÇO:
Exposições e horários de visitação:
Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz (Rua Ernesto Alves, 817)
05/10 a 30/11
“Fiéis” – Alunos do Curso de Fotografia da Unisc
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Telefone: (51) 3056-2824
Casa das Artes Regina Simonis (Rua Júlio de Castilhos, 651)
15/10 a 03/11
“Grandes escritores” – fotos de Lula Helfer e textos de Romar Beling
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sábados, das 10h às 17h
Fone: (51) 3056-2086
Shopping Santa Cruz (Av. Sem. Alberto Pasqualini, 18)
10/10 a 30/11
“ASAN em Retratos” – de Daisy Ferreira Araújo, Daniela Ruppenthal Moura, João Arthur Campanholo, José Francisco Tesche Paim
Diariamente, das 10h às 22h
Telefone: (51) 3715-8160
Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc (Av. Independência, 2293)
05/10 a 30/11
“Singularidades” – Turma da Especialização em Produção Fotográfica e Audiovisual da Unisc
De segunda a sexta-feira, das 8h às 22h
Sábados, das 8h às 12h
Telefone: (51) 3717-7300
ATIVIDADES PARALELAS
“Retratos anônimos”
Alunos e professores do Curso de Fotografia da Unisc farão retratos das pessoas que passam pela Praça
Dia 20/10 – sábado (das 9h30 às 11h30 e das 15h30 às 18h)
Local: Praça Getúlio Vargas – Catedral
Oficinas “Fotografia para Retratos”
12 a 14/11 – Turno da tarde – 14h às 17h – em Escolas
Turmas de Ensino Médio – 20 vagas por oficina – 6 escolas
Inscrições no Sesc, pelo telefone (51) 3713-3222
EXPOSIÇÕES
Fiéis
Alunos do Curso de Fotografia da Unisc
A exposição “Fiéis” trabalha com a busca incessante pela verdade das pessoas. A mimese na qual se ancora o produto fotográfico sustenta a pretensa concretização do conhecimento que temos uns dos outros. A proposta desta exposição envolveu a realização, nas diversas disciplinas do Curso de Fotografia da Unisc, de tarefas que propunham a obtenção de retratos das pessoas que trouxessem, na sua realização, a captura da essência dos retratados. Sejam eles próximos ou desconhecidos, os 25 autores buscam, nesta mostra, revelar o que realmente aquela pessoa lhe significa. Os sentimentos se confundem, mas são, todavia, a mais profunda expressão de alguém para aquele que o observa.
ASAN em Retratos
Daisy Ferreira Araújo, Daniela Ruppenthal Moura, João Arthur Campanholo, José Francisco Tesche Paim
A paixão pela fotografia uniu fotógrafos que atuam em diferentes segmentos da área, unindo seus talentos a fim de promover uma ação social em prol da ASAN – Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul, que neste ano completa 70 anos de vida.
Buscando auxiliar a instituição no registro dos atualmente setenta e sete internos, quatro fotógrafos registraram muito além de fisionomias envelhecidas pelo tempo e pelas dificuldades da vida. Viram sonhos, superação, saudades, alegrias, tristezas, esperança. Viram formas de olhar o mundo através do olhar de quem muito já viveu. Cada retrato conta um pouco da história das pessoas e também da história da instituição ASAN e da complexidade que é atender pessoas com diferentes necessidades, procurando sempre fazer isso da melhor maneira possível. Aos funcionários da instituição todo mérito pelo trabalho realizado. Diante de inúmeros registros feitos, foram selecionados 39 que compõem esta exposição.
Grandes escritores
Lula Helfer
Com quase cinco décadas dedicadas à fotografia, o santa-cruzense Lula Helfer registrou alguns dos momentos mais importantes da rotina social no Rio Grande do Sul. Em paralelo ao trabalho específico como profissional do jornal Gazeta do Sul, Lula prestigiou inúmeras atividades culturais, em especial na música e na literatura. E foi a partir das entrevistas realizadas em parceria com o jornalista Romar Rudolfo Beling que compôs um acervo de fotos de grandes escritores, vários deles ganhadores do Nobel de Literatura e cuja obra projeta-se para o mundo, a exemplo de Saramago, Coetzee, Pamuk e Vargas Llosa. É uma seleção deste portfólio que agora apresenta ao público, num convite a, em simultâneo, apreciar o melhor da fotografia e o melhor da literatura.
Singularidades
Turma da Especialização em Produção Fotográfica e Audiovisual da Unisc
A identidade carrega em si um paradoxo: é ao mesmo tempo o que nos distingue uns dos outros e também o que nos une – como raça, cultura, valores. Nela, a marca mais evidente é a da face, explicitada de maneira óbvia, ou não, pelo retrato. As imagens que seguem este texto são fragmentos sensíveis do olhar e da prática fotográfica dos 17 alunos que integram a primeira turma da Especialização em Produção Fotográfica e Audiovisual da Unisc (2017/18). A imagem revela mais do que o retratado: dá a ver a técnica, os afetos e as razões de quem fotografa. E, no final, os sentidos se completam no olhar de quem lê cada fotografia. Aventure-se, e deixe-se retratar!