. .

Reta final da Aldeia Sesc Passo Fundo tem shows e atrações ao ar livre

Festival cultural segue até domingo (27/04)

Com diversas atrações culturais gratuitas sendo realizadas desde a última quarta-feira, a Aldeia Sesc Passo Fundo entra em sua reta final. Entre os destaques dos últimos dias, está um show especial nesta sexta-feira, 25 de abril, que celebra os dez anos do programa Clube do Samba; no ar, semanalmente, na rede de rádios da Universidade de Passo Fundo e na rádio FM Cultura. No Teatro do Sesc, a atração fará um passeio por clássicos do samba, permeado por histórias que ilustram as canções.

O sábado, dia 26, é dia de “OverDoze”, doze horas ininterruptas de atividades culturais na Aldeia Sesc. Essa agenda tem início às 9h por uma caminhada, em parceria com o Arquivo Histórico Regional e o Instituto Histórico de Passo Fundo, que promove uma incursão histórico-cultural pelas ruas da cidade. Na sequência, às 11h, o Clube da Dança inicia a performance “Dança na Faixa”, na faixa de pedestres da esquina entre a Avenida Brasil e a Rua 7 de Setembro. À tarde, ocorre o “Aldeia no Palco da Gare”, uma tarde de atrações ao ar livre com apresentações artísticas de coral, dança e literatura do Sesc Maturidade Ativa, dos Saltimbancos Farroupilhas, do grupo La Ventolera (Uruguai), de indígenas das aldeias Fag Nõr e Nãn Ga, flashmob do Grupo de Percussão da UPF e Clube da Dança, e show musical de Vagnotreta, com “Estou Aqui: Um grito, um ritmo e a música preta Afro Sulista”.

No domingo, dia 27, que marca o encerramento da Aldeia Sesc, a agenda conta com apresentação da peça “Mãe Preta: Fonte para as nossas artes”, no Espaço Cultural Timbre e CIA, às 12, e um show da orquestra uruguaia itinerante La Ventolera, com o melhor do ritmo musical latino-americano, no Teatro do Sesc, às 20h. A programação da Aldeia Sesc Passo Fundo, que pode ser conferida abaixo e nas redes sociais do Sesc Passo Fundo, é realizada pelo Sesc, em parceria com a Prefeitura Municipal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3313-4318 ou WhatsApp (54) 3311-9973.

Aldeia Sesc – São eventos realizados pelo Sesc/RS com uma programação diversificada de diferentes linguagens e manifestações artísticas, entre grupos locais, regionais e nacionais. Com essa ação, promove-se o intercâmbio entre artistas, estudantes e comunidade em geral em prol da arte. Em 2025, os festivais exploram a temática “Território & Saberes – Lugares de Memórias”, e convidam as comunidades para a valorização e reconhecimento da memória de seus territórios, múltiplos, diversos e formados por muitos povos. Edições ocorrerão em Passo Fundo, São Leopoldo e Caxias do Sul.

3º Aldeia Sesc Passo Fundo

Data: 27/04/2025

Local: Confira a programação abaixo

25/04 (sexta-feira)

Peça “Nesse Mundo de Ilusão, Timbre ensina uma lição”, com Grupo Timbre de Galo (RS)

Horário: 15h

Local: Comunidade de São Roque

Sinopse: O espetáculo é uma a oportunidade para a comunidade apreciar uma mensagem inspiradora de incentivo à leitura e respeito pelas diferenças

Classificação etária: Livre

Atração gratuita e aberta ao público

Show “Clube do Samba 10 Anos (RS)”

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Sinopse: Clube do Samba – uma celebração ao gênero musical mais representativo da cultura popular brasileira. No espetáculo, com a direção artística de Odorico Ribeiro, Ricardo Pacheco e Gerson Pont, um passeio pelas clássicas do samba, nas mais variadas vertentes, recheadas de histórias que ilustram as canções. A função comemora os 10 anos no ar do programa Clube do Samba, veiculado todos os domingos, ao meio-dia, pela rede de rádios da Universidade de Passo Fundo (UPF) e FM Cultura de Porto Alegre. O Clube é garantia de samba bom!

Classificação etária: Livre

Atração gratuita, com reserva de ingressos no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em unidades do Sesc/RS

26/04 (sábado) – OverDoze

Caminhada Histórica

Horário: 9h

Local de concentração: Praça Tochetto

Sinopse: A proposta da caminhada cultural é abordar temas sobre a história da cidade de Passo Fundo, percorrendo lugares de memória, monumentos e patrimônios edificados. A ação, articulada ao Projeto nas Trilhas da História, desenvolvido pelo Arquivo Histórico Regional (PPGH/UPF) e pelo Instituto Histórico de Passo Fundo, visa promover uma incursão histórico-cultural pelas ruas da cidade, a partir da reflexão sobre processos históricos, silenciamentos e as definições de patrimônio, memória e identidade, em articulação a noção de territorialização.

Classificação etária: Livre

Participação aberta ao público

 Apresentação “Dança na Faixa”, com Clube da Dança (RS)

Horário: 11h às 12h

Local: Faixa de Pedestres (Av. Brasil com a 7 de Setembro)

Sinopse: Uma apresentação surpreendente e inusitada, onde os dançarinos transformarão a faixa de pedestres no cruzamento da Rua 7 de Setembro com a Avenida Brasil em um palco a céu aberto. Entre o fluxo da cidade, a arte se manifesta, trazendo movimento, cor e emoção para quem passa. Basta um semáforo fechado para o show começar

Classificação etária: Livre

Atração ao ar livre

Aldeia no Palco da Gare

Horário: 13h às 19h

Local: Parque da Gare

Sinopse: Tarde de atrações com apresentações artísticas de coral, dança e literatura do Sesc Maturidade Ativa, dos Saltimbancos Farroupilhas, do grupo La Ventolera (Uruguai), de indígenas das aldeias Fag Nõr e Nãn Ga, flashmob do Grupo de Percussão da UPF e Clube da Dança, e show musical de Vagnotreta, com “Estou Aqui: Um grito, um ritmo e a música preta Afro Sulista”

Classificação etária: Livre

Atração ao ar livre

27/04 (domingo)

Peça “Mãe Preta: Fonte para as nossas artes”, com Grupo Timbre de Galo e Cia da Cidade (RS)

Horário: 12h

Local: Espaço Cultural Timbre e CIA (Av. Presidente Vargas 100 – Sala 201)

Sinopse: Uma história rica em simbolismo e significado, o espetáculo conta a saga da mãe que transforma sua dor em vida, gerando uma fonte de água, representa a força e a resiliência da mulher negra, capaz de superar a perda e transformar a dor em esperança. A lenda da Mãe Preta é um convite à reflexão sobre a importância da água, da natureza e da força da mulher negra. É um legado de resistência e esperança que nos convida a honrar nossos ancestrais e a lutar por um futuro mais justo e igualitário

Classificação etária: Livre

Atração gratuita, com reserva de ingressos no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em unidades do Sesc/RS

Show com La Ventolera (Uruguai)

Horário: 20h

Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Sinopse: La Ventolera é uma orquestra itinerante de candombe. Sua sonoridade original expressa a música de uma geração de artistas que leva o candombe a um novo lugar; um novo sentir que resgata as origens do gênero. E propõe um olhar atual sobre nossa música mais autêntica. Trompetes, trombones, tubas, saxofones e tambores se reúnem para dar vida às músicas de um repertório de composições próprias e versões requintadas, imersando o público em uma experiência sensorial única de pleno prazer. Não importa se você os vê desfilando ou no palco, com ou sem amplificação, de dia ou à noite: La Ventolera é puro som e energia!

Classificação etária: Livre

Atração gratuita, com reserva de ingressos no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em unidades do Sesc/RS