. .

Canoas: É nesta quinta-feira (21/09) a apresentação do Quinteto de Metais UFBA

O grupo está em turnê pelo Sonora Brasil Sesc e a apresentação em Canoas tem entrada franca
Foto: Alessandra Nohvais

Depois de ter participado da Mostra Sonora Brasil Sesc, realizada no mês de agosto em Porto Alegre, o Quinteto de Metais UFBA volta ao RS para turnê. Nesta quinta-feira (21/9), às 20h, o Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5.340) receberá a atração. A apresentação tem entrada franca – mediante a retirada de ingressos cortesia no dia do evento, a partir das 19h. O espetáculo faz parte do projeto Sonora Brasil Sesc, que chega a sua 20ª edição como tema “Bandas: formações e repertórios” e tem como objetivo de apresentar atrações musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3464-6909, no site www.sesc-rs.com.br/canoas e na página www.facebook.com/sesccanoas.

Tradicionais em todo o Brasil, as bandas têm origem no meio militar e são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos. O projeto visa traçar um panorama desses grupos, por isso traz conjuntos de diferentes regiões do Brasil. O Quinteto de Metais UFBA é formado pelos músicos Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e Renato Pinto (tuba), todos professores da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Confira abaixo o repertório da apresentação.

A participação de um quinteto de metais nesta edição do projeto Sonora Brasil tem a finalidade de apresentar repertórios compostos para esta formação, no âmbito da música de concerto, que apresentem influências da sonoridade interiorana das bandas tradicionais, visto que a maioria dos músicos tiveram a formação musical de base em bandas marciais – filarmônicas, escolares, etc.

Sobre o Sonora Brasil – O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical por meio de apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

 

Quinteto de Metais UFBA (Bahia) – Canoas

20ª Sonora Brasil Sesc 2017

 

Data: 21 de setembro

Horário: 20h

Local: no Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5.340)

Classificação Etária: Livre

Duração: 60 minutos

Entrada franca, com retirada de ingressos cortesia no dia do evento, a partir das 19h. Disponibilidade de ingressos conforme capacidade do teatro (300 lugares), por ordem de chegada.

 

Repertório:
Siga o meu caminho – Gilberto Gagliardi
Suíte nordestina – José Ursicino da Silva
Suíte monete – José Ursicino da Silva
Quatro danças brasileiras – Hudson Nogueira
I.Samba
Maxixe
III. Marcha rancho
Choro
Bembê – Paulo Costa Lima
Suíte brasileira para quinteto de metais – Fernando Moraes
Gedeão (Baião)Irrequieto (Bossa Nova)
III. Renata (Valsa Paulista)
Paulinho no Samba (Samba)
Isac no Frêvo (Frêvo)
Fantasia sobre temas de Chiquinha Gonzaga – Marco Túlio de Paula Pinto