Projeto desenvolvido em Erechim é destaque no 4º Fórum Sesc de Educação
Projeto Habilidades de Estudos, realizado pelo Sesc Erechim, esteve presente na mesa de debate “Protagonismo Compartilhado nos Espaços Educativos”A 4ª edição do Fórum Sesc de Educação, realizada nesta quinta-feira (24/8), teve como tema o “Protagonismo nas Infâncias – Práticas e Investigações”. Cerca de 300 profissionais e estudantes da área da Educação participaram do evento, realizado no Teatro Sesc Centro/ Porto Alegre. O Projeto Habilidades de Estudos, desenvolvido pelo Sesc Erechim, esteve presente na mesa de debate “Protagonismo Compartilhado nos Espaços Educativos”.
O Projeto Habilidades de Estudos (PHE) é voltado a crianças entre 6 e 12 anos, e ocorre no turno inverso escolar. A atividade consiste, em um primeiro momento, a auxiliar os participantes com os deveres de casa. Depois, a proposta é realizar assembleias escolares como ferramenta de diálogo, democracia, participação, negociação, compreensão, descoberta, reflexão, igualdade, direitos, cidadania, respeito e cooperação, com o objetivo de discutir princípios e atitudes, e construir as regras de organização coletiva e propostas de resolução de problemas e conflitos, onde tudo é organizado pelos alunos.
Além disso, de forma quinzenal, a ação promove diversas oficinas, como de nutrição, musicalização e intergeracional – com os participantes do Grupo Maturidade Ativa do Sesc Erechim, para incentivar o protagonismo infantil. De acordo com Any Sheila Madeira, Instrutora Pedagógica, o Projeto Habilidades de Estudos tem um cunho inovador. “Por meio de atividades lúdicas, contação de histórias e dos debates, o projeto estimula as crianças a atitudes de cidadania”, destaca a educadora.
O 4º Fórum Sesc de Educação buscou refletir sobre a importância do protagonismo e autonomia que se estabelece no cotidiano dos espaços educativos e conversou sobre o protagonismo compartilhado nestes locais, práticas investigativas e a criança contemporânea. O evento também teve a palestra do professor e doutor, Manuel Sarmento, que também é diretor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal.
Sobre o Sesc/RS – Com 70 anos de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.