. .

Programa Sesc Sorrindo para o Futuro reduz índice de obesidade em escolas de Viamão

Parceria do Sesc Viamão com a Secretaria Municipal de Educação já traz resultados para a qualidade de vida das crianças
Mais de 10 mil crianças estão sendo avaliadas no Programa

O Sesc Viamão comemora os resultados do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para iniciação esportiva das crianças. A iniciativa busca reduzir a obesidade infantil a partir da prática de atividades físicas e incentivo de hábitos mais saudáveis. Desde o início do acompanhamento com os estudantes, em 2017, houve uma queda significativa nos casos de sobrepeso. Mais de 10 mil crianças estão sendo avaliadas no Programa.

No primeiro ano, a equipe do Sesc Viamão fez a coleta de dados em seis escolas do município e 56% dos alunos estavam acima do peso. A partir do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) foi possível identificar que, em 2017, mais de 3 mil crianças estavam com sobrepeso, sendo 2.188 crianças eram consideradas obesas. Então uma proposta foi encaminhada ao governo municipal de iniciação esportiva com a presença de colaboradores do Sesc durante o ano letivo. Com a melhora dos resultados em 2018, neste ano, o projeto expandiu de seis para nove escolas. Atualmente, 1.264 alunos estão com sobrepeso, sendo 877 com obesidade.

Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas, o que aumenta as chances de se tornarem adultos com o mesmo problema e com maior probabilidade de ter hipertensão e diabetes.

Sorrindo para o Futuro – Pioneiro no Brasil, o projeto tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde. O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/sorrindoparaofuturo.