. .

Plataformas virtuais, pandemia e série despertam curiosidade sobre campeonatos de Xadrez

Sesc Montenegro organiza torneios gratuitos que podem ser disputados por jogadores em todo o mundo

Um esporte que exige treino, agilidade de raciocínio e que pode ser competitivo ou apenas uma diversão vem conquistando mais adeptos nos últimos meses: o xadrez. Com a disponibilidade de plataformas virtuais para a prática das partidas e disputa de campeonatos, o jogo, que existe com regras similares às atuais há mais de 500 anos, virou um passatempo atrativo durante a pandemia, já que conecta pessoas do mundo todo sem que elas precisem sair de casa. 

O Sesc Montenegro tem organizado torneios on-line gratuitos e vem observando o interesse de novos jogadores nos últimos meses, segundo o técnico de Esporte e Lazer da Unidade, Mateus Araújo: “Ao contrário de outras modalidades, é um esporte que cresceu na pandemia. Nosso último campeonato reuniu 135 inscritos. Já tivemos jogadores da Sérvia, Argentina, Angola, Paraguai e Portugal. Em dois torneios, o vencedor foi um gaúcho que mora na França. A série da Netflix, Gambito da Rainha, foi outro fator que elevou a curiosidade sobre o jogo e tem atraído novos adeptos desde o fim do ano passado”. 

Na série, uma menina que vive em um orfanato aprende a jogar xadrez com o zelador do local, passa as noites imaginando jogadas e, mais tarde, passa a disputar campeonatos contra os principais nomes do xadrez mundial. Na modalidade retratada na ficção, um jogo pode durar um dia todo. No entanto, as partidas realizadas nos campeonatos do Sesc contam com uma limitação de tempo, o que deixa as jogadas mais ágeis. Se nenhum dos dois jogadores realizar o xeque-mate no adversário, é derrotado quem esgotou o tempo da partida. Desta forma, os campeonatos duram em média de uma hora e meia a duas horas.

O próximo torneio será realizado pelo chamado Sistema Suíço: cada participante jogará dez partidas. Vence o campeonato quem tiver o maior número de vitórias. Além disso, o desempenho dos inscritos será avaliado e irá compor o seu rating – uma pontuação que indica o nível técnico do jogador: “É semelhante ao tênis, que temos um ranking indicando o desempenho de cada atleta. No xadrez, contam as vitórias e o desempenho. Quem ganha de um jogador que tem um rating alto, ganha mais pontuação, por exemplo. Isso estimula as pessoas a melhorar e permite que de início se coloque jogadores de níveis semelhantes para se enfrentarem, para que a partida seja mais competitiva”, explica Araújo.

Assim como na ficção, não há idade para começar a aprender xadrez. A modalidade inclusive é oferecida na Iniciação Esportiva do Sesc Montenegro como atividade no contraturno escolar. Para quem se interessou em conhecer mais sobre este esporte antes de se aventurar nos campeonatos, a dica é explorar as plataformas on-line como Lichess e Chess.com, que apresentam tutoriais e exercícios sobre a movimentação das peças, regras e principais jogadas. Na página do Sesc Montenegro na plataforma Lichess é possível ver os últimos torneios e acompanhar o replay dos jogos (https://lichess.org/team/torneio-sesc-montenegro-de-xadrez). 

O próximo campeonato é o Torneio de Inverno, que conta com apoio da LF de Oliveira. Será no dia 15 de agosto, às 16h. Inscrições e regulamento no site www.sesc-rs.com.br/esporte/torneiosecompeticoes

Além da disputa, em setembro o Sesc Montenegro realiza o Curso de Arbitragem e Organização de Eventos de Xadrez, que em breve terá inscrições abertas no site www.sesc-rs.com.br/educacao/educacao-complementar, sessão “Inscrições”.

 

Torneio de Xadrez de Inverno – Sesc Montenegro

Data: 15/08 (Domingo)

Horário: 16h

Inscrições e regulamento: www.sesc-rs.com.br/esporte/torneiosecompeticoes

 

Informações: com o Sesc Montenegro, pelo WhatsApp (51) 99416-8326 ou e-mail msaraujo@sesc-rs.com.br