. .

Peixe no almoço ou no lanche: nutricionista do Sesc Cachoeira do Sul dá dicas de receitas para a Sexta-Feira Santa

Alimento é rico em proteína, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis e de fácil preparo

Comer peixe ou até mesmo jejuar na Sexta-Feira Santa é uma tradição milenar, que remonta à Idade Média e remete ao respeito pelo sacrifício de Jesus no cristianismo. Mas o costume se popularizou e mesmo quem não é praticante da religião costuma preparar pratos à base de peixe nesta data. A nutricionista do Sesc Cachoeira do Sul, Débora Carvalho, afirma que o consumo de peixe contribui para uma alimentação saudável, afinal é uma proteína rica em vitaminas, minerais e gorduras benéficas para o organismo, como o ômega 3, e indica o consumo de forma habitual durante todo o ano.

Débora indica duas receitas à base de peixe que combinam com a Sexta-Feira Santa, mas que também podem representar opções saborosas e práticas para incorporar esta proteína ao cardápio de rotina. Confira abaixo: 

 

Almoço: Peixe Empanado e Assado

 

Ingredientes: 2 filés de linguado ou tilápia ou anjo; 

1 ovo;

2 colheres de leite; 

2 colheres de farinha de amêndoas (pode substituir por farelo de trigo, farinha de linhaça ou semente de gergelim);

1/3 de xícara de queijo parmesão ralado; 

Sal e pimenta do reino a gosto;

1 pitada de páprica.

Preparo: Em um recipiente bata os ovos, um pouco de sal e o leite. Reserve. Em um prato misture a farinha, o parmesão, a páprica, a pimenta do reino e uma pitada de sal. Passe os filés pelos ovos e em seguida pela farinha. Leve para assar em uma forma untada. Asse por 25 minutos ou até os filés estarem macios e com a crosta dourada.

 

Lanche: Hambúrguer de Sardinha ou de Atum

 

Ingredientes: 1 lata de sardinha ou de atum (escorrer o óleo);

1 ovo;

½ xícara de farinha de rosca;

 ½ xícara de farinha de aveia;

1 colher de azeite;

Sal a gosto;

Alho;

Tempero verde;

Cebola;

Salsa a gosto.

Preparo: Misturar todos os ingredientes. Fazer os hambúrgueres na palma da mão e colocar num grill ou em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite de oliva.

Sugestão: Colocar no pão, com alface, tomate, queijo.

 

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.