. .

Passo Fundo: Dança, filmes e contações de histórias fazem parte das atrações culturais do Sesc

Projeto Festival Cidade Baixa – Som e Imagem é destaque na programação de setembro, com oficinas e exposições
Exposição Portinari é uma das atrações do mês

O Sesc Passo Fundo segue com intensa programação cultural e o mês de setembro não poderia ser diferente. Uma das principais atividades é o Projeto Festival Cidade Baixa – Som e Imagem, que ocorrerá entre os dias 29 e 31, no Sesc local (Avenida Brasil, 30). O Festival pretende realizar um painel da música urbana autoral produzida no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, e seu ambiente de efervescência artística, seu passado e sua importância cultural. Para isso, realiza shows musicais, produção e realização de exposição fotográfica, produção e exibição de documentário em curta-metragem, mostra de videoclipes e realização de oficinas artísticas. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/passo_fundo e na página www.facebook.com/sescpassofundo. Confira a programação completa abaixo.

Durante todo o mês de setembro, é possível fazer o agendamento gratuito nas contações de histórias no Sesc Passo Fundo, por meio do telefone (54) 3311-9973. O Sesc também promoverá a exibição de filmes: no dia 5 de setembro, será “O Homem da Lua”, às 14h, e no dia 21 o longa-metragem “Uma Viagem Extraordinária”, às 10h e às 19h, no Teatro do Sesc. O projeto Teatro A Mil também chega a Passo Fundo com o espetáculo Andarilho, com quatro sessões disponíveis para alunos de escolas da região: no dia 12 de setembro, às 14h e às 16h e no dia 13, às 10h e às 15h.

No dia 17 de setembro será a vez do Festival Internacional de Danças Patrimonial em Pares (Danzpare Brasil), com a participação de casais de dança de diversos países. Já no dia 18 acontece a Oficina de Dança – Ritmos Étnicos, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas com o limite de 25 pessoas. O Quinteto de Metais UFBA (BA) vai se apresentar no dia 25 de setembro, às 20h, no Teatro do Sesc. Já no dia 26 de setembro, ocorre a apresentação do Grupo Big Band, atividade que faz parte do II Circuito Cultural UPF e Sesc. A classificação é livre e o show também será no Teatro do Sesc, às 20h.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Agenda cultural mês de setembro – Passo Fundo e região

Data: 30/09/2017

Local: Passo Fundo

Mostra Simões Lopes Neto

Sinopse: A exposição João Simões Lopes Neto – o escritor da alma gaúcha – pretende incentivar o público estudantil e comunidade em geral a apreciar a obra de um dos maiores escritores brasileiros. São 12 painéis sobre a vida e a obra do escritor que com traço impressionista manejou a voz e o silêncio da pampa. E criou Blau Nunes, o gaúcho brasileiro.

 

Data: 11 a 16/09

Horário: 9h as 21h

Local: Centro de Convivência do Idoso – Rua Henrique Nardi, 255 – Montauri

Entrada franca

 

Data: 18 a 30/09

Horário: 8h às 17h – Segunda a sexta-feira

Local: Casa da Cultura – Rua Augusto Fortuna, s/n – Santo Expedito do Sul

Entrada franca

 

Exposição Portinari – Bauzinho do Pintor

Data: 04/09 a 27/09

Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12 e das 13h às 22h

Local: Unidade Sesc/Senac Lagoa Vermelha (Rua Nívio Castelano, 926)

Sinopse: proposta educativa a serem partilhadas com público infantil, jovens, professores e acadêmicos. Propõe reflexões e conhecimento sobre a obra de Portinari inserida em diversos contextos aproximando-a de outras referências artísticas, explorando a interdisciplinaridade. As experiências geradas pela utilização deste material propiciam o desenvolvimento do olhar estético e do senso crítico e colaboram na formação de um indivíduo apto a realizar novas leituras novas do mundo.

Entrada franca

 

Especial Califórnias

Sinopse: Apresenta os principais clássicos das Califórnias da Canção Nativa de Uruguaiana, evento que teve início em 1971 e que é considerado patrimônio cultural do Estado do RS. A Interpretação de clássicos como Negro da Gaita, Veterano, Esquilador, Desgarrados, Florêncio Guerra e Guri farão o público reviver momentos que se eternizaram na cultura musical do Rio Grande do Sul.

Quinteto Nativo (RS)

Data: 6 de setembro

Local: Teatro Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Horário: 20h

Classificação: livre

 

Músicos

Glênio Vieira – Violão

Jauro Ghelen – Acordeon e Voz

Luis Renato Escobar – Baixo e Voz

Rafael Terres da Silva – Violão

Pedro Almeida – Voz e Bateria

 

Exibição do filme: O Homem da Lua

Data: 5 de setembro

Horário: 14h

Local: Teatro Sesc (Av.Brasil,30)

Classificação: livre

Sinopse: O Homem da Lua vive sozinho neste grande satélite. Um dia, entediado, ele decide visitar a Terra, e para isso se agarra em um cometa. Quando chega ao novo planeta, ele se encanta com as belezas naturais, mas logo descobre que não existe apenas bondade neste local. O Presidente do Mundo, certo de que o Homem da Lua é um invasor, decide afujentá-lo. Para se salvar, ele deverá contar com a ajuda dos amigos e das crianças.

 

 

Andarilho (Teatro Ateliê)

Dias: 12 e 13 de setembro

Horários: 12/09 às 14h e 16h. 13/09 às 10h e 15h

Local: Teatro Sesc Passo Fundo –  Av. Brasil, 30

Sinopse: três andarilhos há tempos percorrendo as distâncias do pampa acumulam na bagagem vivências e histórias do que se retém na memória, outras que a imaginação dá conta, para surpreender o vivente desavisado, causando o susto ou a risada solta. Através desses andantes nos tornamos ouvintes de pequenas histórias, engraçadas, tristes ou fantasiosas, tudo arrematado por alguma milonga ou cantoria. Afinal de contas, por todas essas terras não falta disposição para prosa lenta passando o mate amargo de mão em mão.

Duração: 40 minutos

Classificação etária: livre

 

 

Danzpare Brasil – Festival Internacional de Danças Patrimonial em Pares

Data: 17 de setembro

Local: Teatro Sesc Passo Fundo –  Av. Brasil, 30

Horário: 19h

Classificação: livre

Duração 1h15min

 

Oficina de Dança – Ritmos Étnicos – Baillar Centro de Danças (RS)

Data: 18 de setembro

Local: Sesc Passo Fundo –  Av. Brasil, 30

Horário: 19h

Duração: 2h

Classificação etária: 10 anos

Inscrições gratuitas: limite de público de 25 pessoas

Sinopse: Casais de bailarinos participantes do Danzpare Brasil compartilham danças tradicionais de seus países para o público brasileiro: Colômbia, Argentina, Equador, Honduras, México e Guatemala

 

Nossa Música

Sinopse: O espetáculo propõe uma releitura de clássicos da música gaúcha tradicional folclórica e popular, integrando-se à linguagem da música erudita. Esta união é possível através de arranjos especialmente elaborados e interpretados por uma formação instrumental pouco comum na realização deste repertório: quarteto de cordas, voz & violão, acordeom, percussão. A busca por novas formas de chegar às pessoas através da música, passa pela leitura do que já foi interpretado, porém, possibilitando outro ouvir e sentir. O público tem assim a oportunidade de encontrar em um mesmo momento, a música da nossa terra e também a música que há séculos encanta os mais diversos públicos em todo o mundo.

 

Grupo Arte Gaúcha – PRESTO Produções Artísticas (RS)

Data: 20 de setembro

Local: Casa de Cultura Lagoa Vermelha  – RS – Rua Nívio Castelano, 950

Horário: 20h

Classificação: livre

 

Coordenação Artística: Lúcia Passos

Produção: Ailton Abreu

Músicos:

Violino I – Rael Gobatto

Violino II – David Garcia

Viola – Cassiano Rocha

Violoncelo – Ailton Abreu

Voz & Violão – Jacson Jaques

Voz & Percussão – Igor de Macedo

Acordeon – Fernando Ávila

 

 

Exibição do filme Uma viagem extraordinária

Data: 21 de setembro

Horário: 10h e 19h

Local: Teatro Sesc – Av.Brasil,30

Classificação: 10 anos

Sinopse: Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança.

 

 

Quinteto de Metais UFBA (BA) – Sonora Brasil

Data: 25 de setembro

Local: Teatro do Sesc (Av. Brasil, 30)

Horário: 20h

 

 

II CIRCUITO CULTURAL UPF SESC – Universidade de Passo Fundo

Apresentação Grupo Big Band

Data: 26 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc – Av. Brasil, 30

Classificação: livre

Sinopse: Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, realiza apresentações gratuitas dos Grupos Artísticos da UPF, numa parceria com o Sesc Passo Fundo.  Busca incentivar e divulgar a cultura. Grupo Big Band Comunitária UPF, sob regência e coordenação do Professor e maestro Rodrigo Ávila, e o Projeto Coro Instrumental e Infantil juntamente com o Grupo de Danças Pupilas.

 

Projeto Livro do Mês

Datas: 27 e 28 de setembro

Horário: 9h

Local: Teatro Sesc – 2º andar –  Av. Brasil, 30 – Passo Fundo – RS

Obra: As crônicas de Kira – Georgette Silen

 

Sinopse: O Projeto Livro do Mês, realizado pela Universidade de Passo Fundo em parceria com o SESC, visa à consolidação do processo de formação de leitores, desencadeado com as Jornadas Literárias, constituindo-se parte do Projeto de Movimentação Cultural Permanente da Capital Nacional da Literatura. Oferecer a oportunidade de ler um livro, debater o mesmo com o autor em momento posterior, apropriar-se das ideias emergentes das discussões é um processo sério e contínuo de desenvolvimento de atitudes positivas frente à leitura. O Projeto destina-se a estudantes e professores universitários, a alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio, aos interessados em literatura pertencentes à comunidade em geral.

 

Projeto Festival Cidade Baixa – Som e Imagem

Data: 29 e 30 de setembro

Local: Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

 

Sinopse: Pretende realizar um painel da música urbana autoral produzida atualmente no bairro Cidade Baixa em Porto Alegre e seu ambiente de efervescência artística, seu passado e sua importância cultural. Para isso lança mão de shows musicais, produção e realização de exposição fotográfica, produção e exibição de documentário em curta metragem, mostra de videoclipes e realização de oficinas artísticas. O festival é patrocinado pelo Pro-Cultura/RS.

 

OFICINAS

 

Musicalização Infantil

Ministrante: Andrei Corrêa (professor e guitarrista da Trem Imperial)

Data: 29 de setembro

Horário: 13h30 as 14h30

Local: Teatro do Sesc – Av. Brasil, 30

Inscrições gratuitas no Sesc

Número de participantes: 10

Sinopse: Oficina para a sensibilização musical, vivência e prática de instrumentos de cordas e percussão para crianças de 8 a 12 anos

 

Oficina de Percussão

Ministrante: Giovani Berti (percussionista do grupo Cidade Baixa)

Data: 29 de setembro

Horário: 14h30 as 15h30

Local: Teatro do Sesc – Av. Brasil, 30

Classificação etária: livre

Inscrições gratuitas no Sesc

Número de participantes: 10

Sinopse: Oficina de percussão e rítmica brasileira. Rudimentos e técnicas para diversos instrumentos.

 

Oficina de teatro – Voz

Ministrante: Sirmar Antunes

Data: 29 de setembro

Horário: 16h as 17h

Local: Teatro do Sesc – Av. Brasil, 30

Classificação etária: livre

Inscrições gratuitas no Sesc

Número de participantes: 10

Sinopse: Oficina teatral com ênfase na voz. Atuação e interpretação poética.

 

Oficina de teatro – Corpo

Vivência teatral com ênfase no corpo. Interpretação e expressão corporal.

Ministrante: Zé da Terreira

Data: 29/09

Horário: 17h as 18h

Local: Teatro do Sesc – Av. Brasil, 30

Duração: 1h

Classificação etária:  livre

Inscrições gratuitas no Sesc

Número de participantes: 10

 

 

Exposição Fotográfica – Cidade Baixa – Imagens

Data: 29 e 30 de setembro

Local: Sesc Passo Fundo – Hall do Teatro – Av. Brasil, 30

Sinopse: Exposição fotográfica pela lente de Marcelo Liotti retratando o bairro e sua contemporaneidade com foco na música e expressões artísticas.

Nome do fotógrafo: Marcelo Liotti

 

Exibição do Documentário – Cidade Baixa – Som e Imagem

Data: 29 de setembro

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc Passo Fundo – Av. Brasil, 30

Direção: Fausto Prado e Leco Petersen

Sinopse: Documentário sobre a história do mais tradicional bairro boêmio de nosso estado e sua importância cultural, com ênfase na produção musical e artística através dos tempos.

Com atuações de Sirmar Antunes e Zé da Terreira.

Fotografia de Marcelo Liotti.

Trilha sonora de Fausto Prado.

Produção: Nunca Filmes e Rádio Buzina

 

Espetáculo Musical – O Som da Cidade Baixa

Data: 30/09

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc Passo Fundo – Av. Brasil, 30

Sinopse: Show coletivo com os grupos Cidade Baixa, Trem Imperial e Elisa Meneghetti. Todos com trabalho autoral e de grande identificação com o bairro, representam três gerações de músicos e compositores e formam um cardápio musical completo e abrangente da música urbana produzida em Porto Alegre. Antecedendo o espetáculo musical haverá mostra de videoclipes de grupos autorais com atuação na Cidade Baixa.

 

Banda/Grupo/integrantes:

 

– Grupo Cidade Baixa

O Grupo Cidade Baixa foi criado em 2003 para interpretar as canções dos compositores Fausto Prado e Caetano Silveira. O trabalho tem o estilo próprio e original de uma parceria musical de longa data acrescida de um grupo de músicos da mais alta qualidade, tendo a música brasileira e suas diversas vertentes como seu meio principal. Com três CDs lançados o grupo obteve entre outros o Prêmio Açorianos 2006 (Melhor Compositor MPB) e Prêmio Açorianos 2009 (Melhor CD MPB). Participou do Projeto Pixinguinha/RJ em 2008. Em 2010 o grupo foi indicado ao Prêmio da Musica Brasileira/RJ na categoria melhor grupo MPB. Integram o Cidade Baixa: Alex Alano e Ana Krüger nos vocais, Luiz Mauro Filho nos teclados, César “Ratão” Moraes no baixo, Rafa Marques na bateria, Giovani Berti na percussão além de Fausto Prado no violão, guitarra e arranjos. 

 

– Trem Imperial

A Trem Imperial é formada por Andrei Corrêa (vocal e guitarra), Filipe Narcizo (vocal e baixo) e Lucas Kinoshita (vocal e bateria). O grupo se formou em 2007 e prima pela construção de uma música além do conceito ou preconceito. De grande atuação nos palcos da Cidade Baixa, a Trem Imperial lançou em 2016 seu primeiro CD Autoral, “LOUCA VIAGEM”, que tem edição da MS2 Discos.

 

– Elisa Meneghetti

Cantora e atriz a jovem de 19 anos tem se destacado por sua participação em projetos como o musical infantil “A Arca de Noé” do diretor Zé Adão Barbosa e também pelo show

“Pra Viajar Com Nei No Cosmos”, espetáculo que que passeia pelos 30 anos da carreira do cantor e compositor Nei Lisboa. Paralelamente Elisa trabalha em seu projeto autoral, tocando nos bares da Cidade Baixa e Bom Fim.

 

Biblioteca Sesc Passo Fundo

Av. Brasil, 30 – Fone (54) 3313-4318/ 3311-9973

bibliotecapassofundo@sesc-rs.com.br

 

Sobre: A Rede de bibliotecas do Sesc atende tanto o público infantil e infanto-juvenil quanto o público adulto, disponibilizando o acesso à literatura de lazer, informativa e didática, buscando despertar o gosto pela leitura, promovendo acesso aos livros através de atividades literárias como hora do conto, sarau literário, roda de leitura, etc. Todas as bibliotecas disponibilizam grande variedade de títulos que garantem a diversidade de gêneros, abrangendo dos clássicos aos contemporâneos nacionais e estrangeiros. As bibliotecas dispõem também de revistas semanais e mensais, além dos jornais regionais e locais e do acesso à internet. Todos os serviços são gratuitos, bastando apenas fazer o cartão do Sesc. Mais informações em: https://www.sesc-rs.com.br/cartao/

 

Contações de Histórias

Data: Setembro

Local: Biblioteca Sesc Passo Fundo – Av. Brasil, 30 – 54. 3313-4318

Agendamento Gratuito

 

Livro: O Menino Que Vendia Palavras – Prêmio Jabuti 2008 –  Ignácio de Loyola Brandão

O protagonista deste livro é um menino que tem muito orgulho de seu pai, um homem culto, inteligente e que conhece as palavras como ninguém. Se os amigos do menino querem saber o significado de alguma palavra, é ao pai dele que sempre recorrem. O menino, sempre com um humor leve e envolvente, descobre como é importante conhecer as palavras, pois assim ele vai saber conversar, orientar as pessoas, explicar suas ideias e sentimentos, desempenhar melhor suas tarefas, progredir na vida, entender todas as histórias que lê e até mesmo convencer uma menina a namorá-lo! E, assim, vai aprendendo essas e outras lições valiosas e percebendo com seu pai o quanto a leitura é necessária, pois quanto mais palavras você conhece e usa, mais fácil e interessante fica a sua vida.

 

Livro: Obax – André Neves

Obax é uma menina muito esperta que adora contar suas aventuras. Mas, ninguém acredita em suas histórias. Então, ela decide sair em uma grande aventura com seu amigo Nafisa, um elefante solitário que se perdeu da manada.

 

Livro: Contos de Adivinhação – Ricardo Azevedo

Já ouviu falar de um rei infeliz que vive atazanando os súditos com adivinhas?

Ou do velho soldado que, para escapar da morte, inventa poesia?

Da estranha moça que só aceita se casar com quem se esconder e ela não puder encontrar?

Assim são as histórias deste livro: divertidas e intrigantes. Todas resgatadas por Ricardo Azevedo da rica cultura popular brasileira.

 

Livro: Dom Casmurro – Machado de Assis

Nessa contação denominada “Dom no Divã”, o protagonista machadiano, Bento Santiago, reflete sobre sua vida em Mata Cavalos, seu amor por Capitu e sobre as decisões que tomou até o momento. Dom Casmurro abre a alma para um psiquiatra que apenas ouve suas lamúrias, sem indagar, sem prescrever, sem dizer uma palavra, apenas ouve. O mundo expandido, dessa obra clássica da Literatura Brasileira tem a intenção de mostrar um Bentinho, um Bento Santiago e um Casmurro, um pouco além do livro. Um pouco além do fim.