. .

Novo Hamburgo recebe grupo nordestino do Samba de Coco

Samba de Pareia da Mussuca de Sergipe se apresenta dia 28 de agosto, no Auditório da FTEC

Novo Hamburgo recebe, no dia 28 de agosto (terça-feira), um dos grupos de samba de coco mais celebrados do Nordeste. Liderado por Dona Nadir, o Samba de Pareia da Mussuca de Sergipe apresentará, no Auditório da FTEC (Rua Silveira Martins, 780), toda sua história e tradição que, segundo relatos, tem mais de 300 anos. Este é o primeiro circuito 2018 do Projeto Sonora Brasil Sesc. O espetáculo acontece a partir das 20h e tem entrada gratuita. Os interessados devem chegar com no mínimo 15 minutos de antecedência para garantir o seu lugar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3593-6700, no site www.sesc-rs.com.br/novo_hamburgo e na página www.facebook.com/sescnovohamburgo.

O Povoado de Mussuca fica no município de Laranjeiras, a 23km de Aracaju, Capital do Sergipe. É uma comunidade de remanescentes quilombolas que se empenha para manter as tradições herdadas de seus antepassados, como a Dança de São Gonçalo e o Samba de Pareia. A pesca e a cata de crustáceos, como o caranguejo e o sururu, são atividades econômicas tradicionais que envolvem muitas famílias, e se desdobram numa culinária atraente que contribui para o desenvolvimento da economia local. O Samba de Pareia, segundo relatos, surgiu há mais de 300 anos entre os escravos que trabalhavam nos canaviais. Hoje, ele é dançado por mulheres, contando com a presença de homens apenas como tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves e uma porca (cuíca). Completa a instrumentação um ganzá, tocado por uma das mulheres tendo como principal elemento rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras. O samba não se caracteriza como um folguedo, mas apresenta dança coreografada e trajes padronizados. As letras das músicas fazem alusão a situações do dia a dia, normalmente com muita irreverência. O grupo é liderado por uma mestra, Dona Nadir, o que é raro nos grupos de tradição, onde funções de liderança normalmente cabem a homens.

Sobre o Sonora Brasil – projeto de circulação nacional que é temático e direcionado para a identificação e o resgate da memória da música brasileira. Com a realização de concertos organizados em circuitos, destaca-se por suas apresentações serem essencialmente acústicas, valorizando a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes, favorecendo a qualidade das músicas e sua ação educativa de mediação das apresentações. Em 2018 a mostra apresenta o tema ‘Na pisada dos cocos’ onde os  artistas apresentarão as variantes da musicalidade típica da região Nordeste (litoral e interior), nascida em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, com canto, dança e música, acompanhados por instrumentos de percussão, como bumbo, ganzá, pandeiro e caixa. O Sonora é promovido pelo Sesc e completa neste ano, duas décadas de circulação pelo país com 5.726 apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores.

Espetáculo do Sonora Brasil Sesc “Samba de Pareia da Mussuca” (SE) - Novo Hamburgo

Data: 28/08/2018

Local: Auditório FTEC (Rua Silveira Martins, 780)

 

Horário: 20h
Entrada gratuita