. .

Mostra em homenagem ao centenário de Ingmar Bergman chega a Gravataí e São Leopoldo

O Sesc Gravataí apresenta o filme “Na Presença de um Palhaço”, enquanto São Leopoldo faz exibições das películas “Persona” e “Vergonha"
No dia 14 de julho, o celebrado cineasta sueco Ingmar Bergman completaria 100 anos

No dia 14 de julho, o celebrado cineasta sueco Ingmar Bergman completaria 100 anos. Por isso, um dos maiores diretores da história da sétima arte e responsável por filmes como “Persona”, “O Sétimo Selo”, “Gritos e Sussuros”, “Fanny e Alexander” e “Cenas de um Casamento” está sendo homenageado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. A Mostra O Lobo à Espreita – Uma Homenagem ao Centenário de Ingmar Bergman tem percorrido o Brasil inteiro e chega a Gravataí no dia 28 de julho, às 16h, com a exibição do filme “Na Presença de um Palhaço”. A obra conta a história do engenheiro Carl Åkerblom, que alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado; Já em São Leopoldo, as exibições dos filmes “Persona” e “Vergonha” acontecem entre os dias 06 e 08 de agosto, em sessões gratuitas na E.M.E.F. João Goulart (Rua Um, s/n, Vila Brás).

Ingmar Bergman nasceu na Suécia, em 1918, e teve uma carreira que cobriu meio século e durante a qual ele criou mais de 50 filmes e 125 produções teatrais. Bergman tornou-se a mais aclamada personalidade cultural da Escandinávia. Nos seus filmes, alguns dos temas centrais têm como foco o estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais, bem como sobre a angústia causada pela ausência de um Deus, deixando o ser humano abandonado entre Deus e o Diabo. Bergman também influenciou dezenas de cineastas, incluindo Woody Allen, que o idolatrava e que homenageou “O Sétimo Selo”, um dos clássicos do cineasta sueco, com sua comédia “A última noite de Boris Grushenko”. Mais informações podem ser obtidas nas Unidades do Sesc/RS que recebem as sessões.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

 

Mostra de Cinema “Ingmar Bergman”

 

Gravataí
Data: 28 de julho

Local: Teatro do Sesc (Rua Anápio Gomes, 1241)

Horário: 16h

Entrada franca

Mais informações: Sesc Gravataí, pelo telefone (51) 3497-6174

 

Exibições do filme “Na Presença de um Palhaço”

Classificação etária: 14 anos

Sinopse: Outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador de Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert

 

 

São Leopoldo

Período: 06 a 08 de agosto

Local: E.M.E.F. João Goulart (Rua Um, s/n, Vila Brás)

Horário: 19h

* Exclusivo para alunos da escola

Mais informações: Sesc São Leopoldo, pelo telefone (51) 3592-2129

 

Exibições do filme “Persona”

Classificação etária: 18 anos

Sinopse: Elisabet Vogler (Liv Ullmann) é uma atriz que ficou muda de repente, e seu tratamento acontece em uma pequena vila à beira-mar, sob os cuidados da enfermeira Alma (Bibi Andersson). As duas passam tempo juntas, com Alma sempre falando sem ter respostas e confiando cada vez mais em Elisabet, contando-lhe seus segredos mais íntimos. Mas, lendo uma carta escrita pela atriz, Alma descobre que é vista como um objeto de estudo. A relação entre as duas mulheres se torna tensa, mas ajudará a ambas a lidarem com suas identidades e seus problemas psicológicos.

 

Exibições do filme “Vergonha”

Classificação etária: 16 anos

Sinopse: Em meio a uma guerra civil na região báltica, um casal de violinistas que se diz apolítico vive isolado em uma ilha, onde se sustentam com o cultivo e a venda de produtos da terra. Essa vida alienada acaba quando um grupo de soldados invade a ilha. A partir desse momento, eles não poderão mais ficar alheios a tudo o que acontece e terão de lidar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra.