. .

Mostra de talentos une alunos da EAD EJA e participantes do Programa Maturidade Ativa do Sesc Cachoeira do Sul

Atividade ocorreu na última semana, na Associação dos Aposentados e Pensionistas

Na última semana, o Sesc Cachoeira do Sul promoveu o “Matura Show”, um show de talentos envolvendo o grupo de idosos do programa Maturidade Ativa, que realizaram diferentes apresentações. Com o tema “Faces da Vida”, a atividade foi toda organizada por alunos do curso de Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) da Unidade que, através da formação, além de concluírem o Ensino Médio, também são qualificados como produtores culturais.

“O ‘Matura Show’ foi uma oportunidade muito especial de aliar dois importantes projetos da Unidade, que são o trabalho social com idosos e a formação educacional dos jovens e adultos. Os participantes do Maturidade Ativa fizeram seis encantadoras apresentações, e foi uma alegria ver todos envolvidos e engajados com o sucesso deste evento”, comenta o diretor do Sesc Cachoeira do Sul, Fábio Silveira. A ação foi realizada na Associação dos Aposentados e Pensionistas na noite da última quinta-feira, dia 31, e contou com cerca de 120 pessoas presentes.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 59 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS.

Sobre a EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.