Começa em agosto o Circuito Sonora Brasil Sesc 2018 em Montenegro
Coletivos do Sergipe, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte estarão no município a partir de agosto e todos os espetáculos têm entrada francaEstá confirmado para 27 de agosto o primeiro espetáculo do Circuito Sonora Brasil Sesc 2018 em Montenegro. Vem do Sergipe a primeira atração que será o Samba de Pareia, com apresentação na Estação da Cultura – Espaço Cultural Braskem (Rua Osvaldo Aranha, 2215, Bairro Ferroviário), às 15h. Todas as apresentações tem entrada franca. Nesta edição, a temática é o gênero musical “Coco”, tradicional do nordeste brasileiro. O estilo, que tem origem entre os escravos e índios, se tornou conhecido em todo o país por intérpretes como Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Gilberto Gil e Chico Scense. Para compor o quadro de atrações, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc selecionou quatro bandas marciais do Norte e Nordeste do Brasil, para levar esta cultura a diversos cantos do Brasil. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3649-3403, no site www.sesc-rs.com.br/montenegro e na página www.facebook.com/sescmontenegro.
O Samba de Pareia, segundo relatos, surgiu há mais de 300 anos entre os escravos que trabalhavam nos canaviais. Hoje, ele é dançado por mulheres, contando com a presença de homens apenas como tocadores que sustentam o ritmo com dois tambores médio-graves e uma porca (cuíca). Completa a instrumentação um ganzá, tocado por uma das mulheres e, o principal elemento rítmico, a pisada dos tamancos das dançadeiras. O samba não se caracteriza como um folguedo, mas apresenta dança coreografada e trajes padronizados. As letras das músicas fazem alusão a situações do dia a dia, normalmente com muita irreverência. O grupo é liderado por uma mestra, Dona Nadir, o que é raro nos grupos de tradição, onde as funções de liderança normalmente cabem aos homens, e conta também com a participação de Mangueira (Acrisio dos Santos), Carmélia dos Santos, Elenilde da Silva, Maria Edenia dos Santos, Maria Ednilde dos Santos, Cecé (Maria José dos Santos), Maria Lucia Santos, Maria Luiza dos Santos, Maria José dos Santos e Normália dos Santos. O espetáculo tem duração de 60 minutos e classificação etária livre.
As próximas apresentações em Montenegro serão no dia 18 de outubro, também às 15h, com o coletivo Coco de Iguape (Ceará); e às 18h, com o Coco de Zambê (Rio Grande do Norte). Fechando o cronograma de apresentações, o Coco de Tebei (Pernambuco) traz sua música ao município no dia 05 de dezembro, às 15h.
Sobre o Sonora Brasil – Em sua 20ª edição, o projeto apresenta os temas ‘Na pisada dos cocos’ e ‘Bandas de música: formações e repertórios’ que serão desenvolvidos no biênio 2017/2018 com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2017, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Norte e Nordeste, enquanto o segundo seguiu pelos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em 2018, na 21ª edição, procede-se a inversão para que os grupos concluam o circuito nacional.
Circuito Sonora Brasil – Montenegro
Samba de Pareia (SE)
Data: 27/08
Horário: 15h
Local: Estação da Cultura – Espaço Cultural Braskem (Rua Osvaldo Aranha, 2215, Bairro Ferroviário)
Coco de Iguape (CE)
Data: 18/10
Horário: 15h
Local: Praça Rui Barbosa (Rua Ramiro Barcelos, s/n)
Coco de Zambê (RN)
Data: 18/10
Horário: 18h
Local: Estação da Cultura – Espaço Cultural Braskem (Rua Osvaldo Aranha, 2215, Bairro Ferroviário)
Coco de Tebei (PE)
Data: 05/12
Horário: 15h
Local: Estação da Cultura – Espaço Cultural Braskem (Rua Osvaldo Aranha, 2215, Bairro Ferroviário)