. .

Minas do Leão: Projeto Futuraí participa do 4º Fórum Sesc de Educação

Ação fez parte da mesa de debate “Protagonismo Compartilhado nos Espaços Educativos”
Foto: Roberto Furtado

A 4ª edição do Fórum Sesc de Educação, realizada nesta quinta-feira (24/8), teve como tema o “Protagonismo nas Infâncias – Práticas e Investigações”. Cerca de 300 profissionais da área da educação participaram do evento, realizado no Teatro Sesc Centro/ Porto Alegre. O Projeto Futuraí, da rede municipal de Minas do Leão, esteve presente na mesa de debate “Protagonismo Compartilhado nos Espaços Educativos”.

O Futuraí teve início em 2013, a partir de um estudo feito pela Secretaria de Educação de Minas do Leão, que observou um alto índice de alunos em distorção idade/série, fator que é considerado um dos principais motivos de evasão escolar. O projeto tem como objetivo oferecer aos alunos da rede municipal de ensino, na faixa etária de 12 a 16 anos, em distorção idade/série, oriundos de famílias em vulnerabilidade social, uma visão do universo de oportunidades existentes no mercado de trabalho.

Carla Forte, orientadora educacional, relatou que a partir disso, em parceria com empresas, os jovens visitam e conversam com diversos profissionais, que mostram que é por meio da escolarização é possível o ingresso no mercado de trabalho e uma perspectiva de vida melhor. “Muitos depoimentos dos profissionais das empresas abordavam questões que os professores já falavam, mas travam de um modo diferente”, conta a orientadora. Dessa forma, o projeto auxilia o aluno a valorizar o papel de protagonista a formação acadêmica no desenvolvimento profissional e a identificar de forma autônoma habilidades nas relações interpessoais.

O 4º Fórum Sesc de Educação buscou refletir sobre a importância do protagonismo e autonomia que se estabelece no cotidiano dos espaços educativos e conversou sobre o protagonismo compartilhado nestes locais, práticas investigativas e a criança contemporânea. O evento também teve a palestra do professor e doutor, Manuel Sarmento, que também é diretor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal.

Sobre o Sesc/RS Com 70 anos de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.