. .

Mesa Brasil Sesc participa de construção de decreto da Prefeitura de Porto Alegre para regulamentação de doações de alimentos

Iniciativa prevê o repasse de excedentes para entidades sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social

O Mesa Brasil Sesc participou de uma reunião com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e outras entidades sociais, para a criação de um decreto municipal que visa a regulamentação de doações de excedentes e reutilização de alimentos. O decreto prevê que o comércio e a indústria possam repassar a doação para entidades e programas sociais de gêneros alimentícios e excedentes de alimentos oriundos de padarias, supermercados, feiras, sacolões, mercados populares, centrais de distribuição e de outros estabelecimentos dessa natureza.

O texto está sendo construído com a contribuição do Mesa Brasil Sesc, Ceasa, PUCRS, Abrasel, Banco de Alimentos, Ministério Público, Fasc, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Redes de Supermercados, com o objetivo de assegurar a destinação adequada de alimentos para instituições e programas sociais na Capital. As doações serão destinadas a entidades públicas ou privadas que atendam segmentos populacionais em situação de exclusão ou vulnerabilidade social ou sujeitos à insegurança alimentar e nutricional, como creches, escolas, entidades de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, centros de convivência e fortalecimento de vínculos, abrigos para idosos, albergues, casas de apoio, clínicas e comunidades terapêuticas para dependentes químicos.

A regulamentação será importante para aumentar as doações de alimentos, reduzindo o desperdício e protegendo o doador, que muitas vezes se sente inseguro, sem amparo legal. Segundo Eduardo Danilo Schmitz, gerente do Sesc Comunidade, “o Mesa Brasil Sesc apoia este Projeto de Lei e contribuirá com a redação de forma que todos os cuidados de boas práticas de manipulação de alimentos sejam contemplados. Dessa forma, menos alimentos serão desperdiçados e mais pessoas poderão ter suas refeições complementadas”.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.