. .

Mesa Brasil Sesc dos Vales Taquari e Rio Pardo completa dez anos de atividades

Em 2018, 2.032 pessoas foram capacitadas por meio de ações do Programa

Em 2019, o Mesa Brasil Sesc dos Vales do Taquari e Rio Pardo está completando 10 anos de atividades. Com sede em Lajeado, o Programa atende dez cidades de abrangência, oferecendo alimentos para instituições sociais, além de ações educativas. Desde 2009, o Mesa Brasil já distribuiu 1.629.165,628 kg de alimentos nas 104 entidades cadastradas, com o apoio e parceria dos 90 doadores. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Lajeado, pelo telefone (51) 3714-2266 ou site https://www.sesc-rs.com.br/lajeado/.

No último ano, o Programa distribuiu 168.285,618 kg de alimentos, que transformados em valor social alcançaram o valor de R$ 783.582,43 que as entidades conseguiram economizar. Foram realizadas 89 oficinas e palestras, capacitando 2.032 pessoas. “Para nós, é uma alegria podermos comemorar os dez anos do Mesa Brasil aqui na nossa região. São dez anos de muito trabalho e solidariedade, em que uma rede de parceiros não medem esforços para garantir uma alimentação segura, além de ações educativas, que fazem a diferença no cotidiano das instituições cadastradas e parceiras do Programa. Este trabalho nos orgulha e fortalece nosso propósito de ‘cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes’,” salientou Betina Durayski, gerente do Sesc Lajeado.

 

O que é o Mesa Brasil: O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Quem pode doar:
Doadores de alimentos: Centrais de distribuição, supermercados, armazéns, padarias, indústrias, empresas ou pessoas que realizem campanhas de arrecadação de alimentos.
Doadores de serviços ou produtos: empresas de logísticas e postos de combustível, instituições e associações que posam contribuir no desenvolvimento de ações educativas e serviços referentes a sua área de atuação.

O que pode ser doado: Alimentos perecíveis e não-perecíveis em condições adequadas para o consumo humano; embalagens para transporte e acondicionamento; serviços gráficos; material de higiene e limpeza; logística e combustível; utensílios culinários; ações educativas; cessão de espaços para atividades.