Mais de três mil pessoas acompanharam atividades da 10ª Semana da Dança de Canoas
Evento, que aconteceu na última semana de abril, promoveu apresentações presenciais e ações formativas on-line para estimular a arte e a cultura na cidadeRealizada de 22 a 29 de abril, a 10ª Semana da Dança de Canoas teve mais de três mil pessoas acompanhando as atividades. Entre apresentações presenciais, oficinas de dança, palestras, mostras, seminários e outros, o evento, promovido pelo Colegiado de Dança de Canoas, Prefeitura Municipal e Sesc Canoas, ocupou espaços pela cidade com espetáculos e ações gratuitas para estimular a arte e a cultura entre os cidadãos.
Somente as apresentações de rua no anfiteatro do Parque Municipal Getúlio Vargas, conhecido como Capão do Corvo, reuniram dois mil espectadores para contemplar performances de diversos estilos com 22 grupos artísticos e 164 bailarinos. A Gala de Dança, que encerrou a 10ª Semana no Teatro do Sesc Canoas, foi apreciada por 206 pessoas, com 12 equipes e 43 bailarinos.
A fim de aproximar profissionais de diferentes lugares do Estado e do País, o evento também ofertou ações formativas on-line, como o Workshop Intercâmbio “Corpos/Cidade: processos de criações e inquietações”, o Seminário “Ser artista docente no período pós-pandêmico: entrelaçamentos necessários no ensinar dança num meio híbrido entre o presencial e o on-line” e o Workshop Intercâmbio “Preta Mina: Raízes da Criação”. Além destes, vários apaixonados e aspirantes a dançarinos e dançarinas participaram de oficinas de dança nas modalidades: Moderna, Afro, Jazz Funk e Sensual.
A retomada presencial era um momento aguardado por todos do cenário artístico do município e foi muito celebrada. “Este ano, a homenagem foi para os grupos e coletivos de dança, justamente por se dedicarem há tanto tempo. Assim, também seguimos com nossa proposta de dar visibilidade para a dança em Canoas, incentivar e mostrar que os bailarinos e bailarinas daqui têm potencial para levar seus espetáculos para outras regiões”, ressalta a agente de cultura do Sesc Canoas, Simone Luz Constante.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.