. .

Mais de 400 professores da região de São Borja participam do II Seminário Internacional Sesc de Educação

Evento on-line acontece até o dia 26/04

Mais de 400 professores de São Borja e Maçambará, municípios que aderiram à proposta do Sesc-RS, estão participando do II Seminário Internacional Sesc de Educação. Com ênfase em Educação Infantil e Ensino Fundamental, o evento on-line vai até o dia 26 de abril e é voltado para educadores de todo o Rio Grande do Sul. Sob o tema “Ressignificando a Educação do Futuro: aprendizagens que perpassam sentir, pesquisar, preservar e transformar”, diversas palestras estão sendo ministradas com objetivo de trocar experiências e apresentar o que há de mais moderno e funcional em metodologias educacionais. 

“O Sesc/RS acredita na Educação como chave de transformação social e pretende, com o Seminário, ajudar a otimizar o acesso à produção de conhecimento e às teorias da Educação”, destaca o analista de Arte e Educação do Sesc/RS, Diewerson do Nascimento Raymundo. “Esperamos que os professores, especialmente os da Educação Básica – da Educação Infantil e Ensino Fundamental – possam, através das atividades, refletir sobre suas práticas pedagógicas, qualificando-as com sentido, propósito e criatividade”, complementa.

Doze especialistas compõem o quadro de palestrantes do Seminário: Adriana Klisys, psicóloga e diretora da consultoria em Educação e Cultura Caleidoscópio Brincadeira e Arte; Alejandra Dubovik e Alejandra Cippitelli, autoras argentinas dos livros “Construção e Construtividade” e “A linha como linguagem”; Cris Vieira, doutora em Educação que atua junto a órgãos da cooperação internacional pelo programa de inovação e desenvolvimento em Educação da UNESCO; David António Rodrigues, professor português de Educação Especial com larga experiência no meio acadêmico em universidades de vários países; Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo; Gabriela Dal Forno Martins; sócia-fundadora da Zelo Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil; José Manuel Moran, professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na Educação; Leo Fraiman, autor da obra “Pensar, Sentir e Agir”, que foi membro do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris; Luciana Allan, idealizadora e líder da avaliação de práticas educacionais inovadoras APEI-50; Mônica Timm, CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado; e Pedro Demo, autor de mais de cem livros, dentre eles “Desafios Modernos da Educação”, “Educação e Qualidade” e “A educação do futuro e o futuro da educação”.

Os encontros são disponibilizados, também, com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, ao final, os participantes receberão certificados. Mais informações sobre a região de São Borja podem ser obtidas pelo telefone (55) 3431-8957 ou WhatsApp (55) 99163-7604.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

 

2º Seminário Internacional Sesc de Educação

 

Data: 6 de março a 26 de abril

Horário: Das 19h às 20h30

Formato: On-line, em plataforma exclusiva


Próximas palestras:
20/03 – Metaverso na educação: o virtual em contraste como real, com Luciana Allan (Brasil)

27/03 – Sentir e Pesquisar: confiança criativa e consciência para preservação, com Adriana Klisys (Brasil)

03/04 – Educação baseada em evidências, com Mônica Timm (Brasil)

10/04 – Projeto de vida e felicidade, com Leo Fraiman (Brasil)

14 a 29/04 – Curso Metodologias Ativas, com Cris Vieira (Brasil) – atividade assíncrona

17/04 – Educação inclusiva: “sair da ilha para ver a ilha”, com David António Rodrigues (Portugal)

24/04 – Estudantes de inclusão ou escola inclusiva? Reflexões sobre os fazeres cotidianos que promovem a inclusão escolar, com Gabriela Dal Forno Martins (Brasil)

26/04 – Professor do futuro e a reconstrução do conhecimento, por Pedro Demo (Brasil)