. .

Maio é o mês do cinema no Sesc Uruguaiana

Duas mostras e uma oficina de audiovisual prometem agitar as atividades na unidade local

O mês de maio será cheio de atrações para os amantes da sétima arte. O Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984) preparou uma série de atividades para o período. Entre elas, duas mostras de cinema e uma oficina de produção audiovisual. Entre os dias 07 e 12 de maio acontece a Mostra de Clássicos Sci-Fi; nos dias 19 e 20 de maio a unidade apresenta a Oficina Câmera Causa; e nos sábados do mês, dias 05, 19 e 26 de maio, serão exibidas obras raras de variados gêneros. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações estão disponíveis no telefone (55) 3412-2482 e no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana.

A Mostra de Clássicos Sci-Fi abre o mês com obras-primas do gênero. A mostra traz seis filmes de quatro décadas diferentes (1950, 1960, 1970 e 1980), de diretores consagrados, entre eles alguns mestres do cinema, como Mario Bava, John Carpenter e Joseph Losey. A lista de atrações é composta por “Eles vivem”, no dia 07 (segunda-feira); “A ameaça veio do espaço”, no dia 08 (terça-feira); “O Planeta Proibido”, no dia 09 (quarta-feira); “O Planeta dos Vampiros”, no dia 10 (quinta-feira); “Os Malditos”, no dia 11 (sexta-feira); e “Fuga no Século 23″, para fechar a mostra no dia 12 (sábado). As sessões acontecem sempre às 19h.

Depois, no fim de semana dos dias 19 e 20 de maio, o Mestre em Comunicação Social Gustavo Spolidor, apresenta a Oficina Câmera Causa. O curso tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre as possibilidades da realização audiovisual através da narrativa de histórias reais. As aulas acontecem das 9h às 12h e das 13h às 18h. O curso é voltado principalmente para professores, educadores, agentes e produtores culturais. Porém, estudantes ou pessoas que atuam ou são pertencentes a projetos sociais e grupos em vulnerabilidade social, interessados em produzir audiovisual a partir de aparelhos móveis e de forma simples, são muito bem-vindos.

Já os sábados do mês contarão com a exibição de títulos conceituados em seus respectivos gêneros, porém, difíceis de serem encontrados pelo grande público. O primeiro filme será exibido no dia 05, a comédia e drama “A Ovelha Negra”, lançado em 2016, que foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro pela Islândia. Já no dia 19, será exibido o documentário “Errante – Um filme de Encontros”, de Gustavo Spolidor. Enquanto no dia 26, é a vez da obra “À Beira do Caminho”, de Breno Silveira. O primeiro apresenta uma experiência visual e sensitiva do autor. Guiado pelo acaso, o diretor parte do raiar do sol em uma manhã de Carnaval e, durante cinco dias, segue sem um destino específico. O segundo conta a história do caminhoneiro João (João Miguel), um homem solitário que ao encontrar o órfão Duda (Vinicius Nascimento) se depara com um passado que preferia nunca revisitar.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parteCriado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Mostra de Clássicos Sci-Fi no Sesc Uruguaiana

Entrada franca
Classificação etária: 14 anos
Local: Sesc Uruguaiana (Flores da Cunha, 1984)

ELES VIVEM
Data: 07 de maio (segunda-feira)
Horário: 19h
Direção: John Carpenter
País / Ano de produção: EUA / 1988
Tempo de duração: 94min
Sinopse: John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral.

A AMEAÇA VEIO DO ESPAÇO
Data: 08 de maio (terça-feira)
Horário: 19h
Direção: Jack Arnold
País / Ano de produção: EUA / 1953
Tempo de duração: 80min
Sinopse: Em uma pequena cidade do Arizona, um escritor e astrônomo amador descobre uma espaçonave, mas ninguém acredita nele. Quando moradores começam a desaparecer, o homem resolver levar sua investigação adiante, não importando os empecilhos. Baseado em uma história de Ray Bradbury.

O PLANETA PROIBIDO
Data: 09 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h
Direção: Fred M. Wilcox
País / Ano de produção: EUA / 1956
Tempo de duração: 98min
Sinopse: Baseado no drama “A Tempestade”, de William Shakespeare, conta a história de um cruzador interplanetário C-57D que aterrissa no planeta Altair IV, com o objetivo de resgatar um grupo de cientistas colonizadores que lá haviam aterrissado vinte anos antes com a nave espacial Belerofonte. Os viajantes encontram um filólogo e sua filha, únicos humanos imunes a uma misteriosa força existente no planeta.

O PLANETA DOS VAMPIROS
Data: 10 de maio (quinta-feira)
Horário: 19h
Direção: Mario Bava
País / Ano de produção: Itália-Espanha / 1965
Tempo de duração: 86min
Sinopse: Em um futuro não muito distante, uma missão de investigação de um misterioso planeta chamado Aura, lança duas naves no espaço, Argos e Galliot. Ao chegarem na superfície do planeta desconhecido, a tripulação começa a lutar uns contra os outros sem entenderem motivo. Eles descobrem que o estranho planeta é habitado por seres alienígenas sedentos por sangue, que desejam fugir do seu mundo.

OS MALDITOS=
Data: 11 de maio (sexta-feira)
Horário: 19h
Direção: Joseph Losey
País / Ano de produção: Inglaterra-Irlanda / 1963
Tempo de duração: 95min
Sinopse: Um casal tenta escapar de uma gang de delinqüentes quando se depara com cientistas trabalhando num projeto secreto do governo: um experimento com um grupo de crianças com estranhos poderes.

FUGA NO SÉCULO 23
Data: 12 de maio (sábado)
Horário: 19h
Direção: Michael Anderson
País / Ano de produção: EUA / 1976
Tempo de duração: 98min
Sinopse: A vida não poderia ser mais perfeita no século 23. Todos têm direito ao bom e o melhor. Porém, não podem ultrapassar a idade de 30 anos. Logan (Michael York) é a pessoa responsável por repreender os que não cumprem a regra. Até o dia em que ele atinge a idade permitida, decidindo por fugir.

Oficina Câmera Causa – Uruguaiana

Com Gustavo Spolidoro
Quando: 19 e 20 de maio
Horários: das 9h às 12h e das 13h às 18h
Local: Sesc Uruguaiana – R. Flores da Cunha, 1984
Inscrições gratuitas no local

CineSesc – Uruguaiana

Entrada franca
Local: Sesc Uruguaiana (Flores da Cunha, 1984)

A OVELHA NEGRA
Data: 05 de maio (sábado)
Horário: 16h
Direção: Grímur Hákonarson
País / Ano de produção: Islândia / 2016
Classificação Etária: 12 anos
Tempo de duração: 93 min
Sinopse: Na Islândia, a população de ovelhas é maior que a de seres humanos. Os animais têm grande importância no país, em boa parte composto por grandes fazendas destinadas a criá-los. Um dia, após ser derrotado no concurso anual do melhor cordeiro, o fazendeiro Gummi (Sigurour Sigurjónsson) decide investigar o animal vencedor e logo desconfia que ele tenha scrapie, uma doença contagiosa entre os animais. Quando a ameaça se confirma, todas as fazendas das redondezas são obrigadas a matar suas ovelhas, o que para muitos é considerado uma verdadeira tragédia. Só que, decidido a proteger seus animais prediletos, Gummi elabora um plano para que eles escapem da matança.

ERRANTE – UM FILME DE ENCONTROS
Data: 19 de maio (sábado)
Horário: 18h
Direção: Gustavo Spolidoro
País / Ano de produção: Brasil / 2014
Classificação Etária: 12 anos
Tempo de duração: 70 min
Sinopse: Sozinhos, o diretor e a câmera vão ao encontro do inesperado. Guiado pelo acaso, o diretor partiu da primeira imagem ao despertar em uma manhã de carnaval e seguiu por cinco dias ao sabor dos encontros.

À BEIRA DO CAMINHO
Data: 26 de maio (sábado)
Horário: 18h
Direção: Breno Silveira
País / Ano de produção: Brasil / 2012
Classificação Etária: 12 anos
Tempo de duração: 99 min
Sinopse: Para fugir dos traumas do passado, o caminhoneiro João (João Miguel) resolve deixar sua cidade natal para trás e cruzar o país. Ele dirige Brasil afora, sempre solitário, até que numa de suas viagens descobre que o menino Duda (Vinicius Nascimento) se escondeu em seu caminhão. Duda é órfão de mãe e está à procura do pai, que fugiu para São Paulo antes mesmo dele nascer. A contragosto, João aceita levá-lo até a cidade mais próxima. Entretanto, durante a viagem nascem elos entre os dois, que faz com que João tenha coragem para enfrentar seu passado.