“Ilusões Verdadeiras: Leitura como Armadilha” é o tema da próxima edição do Arte da Palavra em Montenegro
Projeto do Sesc será realizado no dia 10, em duas sessões, com os autores Telma Scherer e Carlos SchroederComo parte do circuito de autores do projeto Arte da Palavra, o Sesc Montenegro, com apoio da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, promove duas sessões do debate literário “Ilusões Verdadeiras: Leitura como Armadilha”, com os autores Telma Scherer e Carlos Schroeder e mediação de Carina Luft. Os bate-papos acontecem no dia 10 de junho, às 15h, na Escola Estadual Técnica São João Batista, exclusivo para alunos, e às 19h, na sede da Unidade (Rua Capitão Porfírio, 2295), aberto ao público de forma gratuita. Mais informações pelo telefone (51) 3649-4458 ou pelo WhatsApp (51) 99416-8326.
O Arte da Palavra acontece através da Rede Sesc de Leituras e é um projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, cujo objetivo é incentivar a leitura e a produção literária. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de literatura e os discursos periféricos emergentes. O programa é composto por 3 circuitos: autores e oralidade e criação literária, sendo que estão previstas para Montenegro etapas dos dois primeiros.
Sobre os debatedores
Carlos Henrique Schroeder é natural de Trombudo Central, em Santa Catarina, e é autor das obras “Ensaio do Vazio” (adaptado para os quadrinhos); da coletânea de contos “As Certezas e as Palavras”, que venceu o Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional; e do romance “As Fantasias Eletivas” (adaptação cinematográfica e lançado na Espanha), além de outros livros. O último citado foi indicado como leitura nos vestibulares da UFSC, UDESC e Acafe, nos anos de 2016 e 2017. Schroeder tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês. O escritor já falou sobre seus livros na França (Sorbonne), México (Guadalajara) e Espanha (Casa Catalunya), além de ter dado oficinas em sete estados brasileiros.
Telma Scherer é artista e professora de literatura brasileira na UFSC. A autora já publicou os romances “Às Avessas” e “Lugares Ogros”, além de outros seis livros de poesia, dentre os quais “Não Alimente a Escritora”, “Depois da Água”, e “Squirt”. Este último foi semifinalista do prêmio Oceanos 2020. Telma é formada em Filosofia e em Artes Visuais, com mestrado e doutorado em Literatura, sobre a obra de Ricardo Aleixo, com período sanduíche na UPORTO, em Portugal. Atuou como poeta e performer em eventos culturais do Sesc e de prefeituras do Sul do Brasil, com ênfase na participação comunitária e em projetos como a descentralização da cultura.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Arte da Palavra – Sesc Montenegro
Data: 10/06/2022
Local: 1ª sessão: Escola Estadual Técnica São João Batista (exclusivo para alunos)
Local da 2ª sessão: Unidade Sesc Montenegro (Rua Capitão Porfírio, 2295 – aberto ao público)
Entrada gratuita
Horário: 15h e 19h
Mais informações: pelo telefone (51) 3649-4458 ou pelo WhatsApp (51) 99416-8326