. .

Idosos do Maturidade Ativa Sesc Santa Maria assistem a peça “Na Linha”, no Theatro Treze de Maio

Atividade promovida pela Unidade rendeu encantamento, diversão e importantes reflexões

Idosos do Grupo de Maturidade Ativa do Sesc Santa Maria se encantaram com o espetáculo teatral “Na Linha”, exibido no Theatro Treze de Maio na noite de 20 de outubro. A peça, estrelada pela artista Ariane Vizzoto, aborda de forma leve e divertida temas como amizade, rotina, tradição, isolamento e solidão. O objetivo da participação foi promover o acesso à cultura e à qualidade de vida aos membros do grupo, dois pilares essenciais do programa Maturidade Ativa.

“Eu adorei o teatro. Foi de uma leveza adorável. No meio de tantas notícias ruins, deu para dar algumas risadas”, destacou a idosa Glacir da Costa Winckler, uma das participantes. Para Maria Elisabeth Martins de Aquino, que também esteve presente, a atividade fez refletir. “A peça representou a vida como ela está sendo vivida, com cada um dentro do seu quadrado. Nós ficamos muito no nosso quadrado, mas e o que fazer depois? Para mim, sair do quadrado é a melhor coisa na vida. É não se assustar no escuro, porque sempre tem uma luz dentro de nós.”  

O espetáculo foi promovido pelo Teatro Treze de Maio em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria. Ele conta a história da palhaça Ciska, que é atendente do Converse Com a Ciska, um canal telefônico aberto e disponível 24 horas por dia para escutar as loucuras, os infortúnios e as conquistas dos mais diversos viventes. Com bom humor e disposição, Ciska orienta as pessoas em suas situações, a maioria delas bem peculiares, mas trabalhar todo esse tempo por dia não é para qualquer um. No decorrer da história, tudo acaba saindo da linha para a personagem. 

A atriz Ariane Vizzoto, que é formada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), agradeceu a presença do grupo da Maturidade Ativa. “Eles reforçam a vontade de seguir fazendo arte e contemplando o público. O grupo foi maravilhoso”, elogiou. Na montagem da peça, Ariane contou com a parceria da também artista formada pela UFSM Juliana Tieppo. O trabalho foi concebido através do projeto “Encarcerarte: visitando mulheres em reclusão”, financiado por um edital com recursos da Lei Aldir Blanc com foco, originalmente, circular por penitenciárias para o público feminino. As artistas seguem buscando apoio para levar o espetáculo a outros espaços, e mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo e-mail projetoencarcerarte@gmail.com.

No programa Sesc Maturidade Ativa, os integrantes são incentivados a desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Ele trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. 

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.