Gravataí receberá espetáculos da programação do 18º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre
Cidade terá apresentações de peças teatrais de Brasília e Rio de JaneiroEm sua 18ª edição, o tradicional Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre irá além da Capital Gaúcha, levando atrações também para a Região Metropolitana. Gravataí receberá dois espetáculos de artes cênicas do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. “Leci Brandão: Na Palma da Mão” e “O Equilibrista” estarão em cartaz no Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241).
A programação na cidade começa no dia 13 de novembro, com a peça “O Equilibrista”, do grupo Yinspirações Poéticas. O espetáculo, que foi apresentado em países como Colômbia, Equador, Dinamarca, Alemanha e Argentina, é uma poética contemporânea sobre novas masculinidades. A ausência de ritos de passagem modernos para os homens, que os levam da infância à vida adulta, privam os meninos de se tornarem homens mais integrados com a vida. Já no dia 14 de novembro, chega a Gravataí o musical que retrata a trajetória de Leci Brandão, uma das maiores artistas brasileiras. “Leci Brandão: Na Palma da Mão” foi desenvolvido no Rio de Janeiro. Nele, o caminho trilhado por Leci, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como “Isso é fundo de quintal” e “Zé do Caroço”.
O 18º Palco Giratório Sesc em Porto Alegre conta com espetáculos de todas as regiões do país, incluindo apresentações do Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Os ingressos já estão disponíveis nas Unidades Sesc/RS, no site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio e, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria dos respectivos teatros. Os valores variam de R$ 20, para comerciários e dependentes e empresários com Credencial Sesc válida, estudantes, classe artística e maiores de 60 anos; a R$ 40, para o público geral.
Festival Palco Giratório Sesc – Após 17 edições em Porto Alegre, o Festival Palco Giratório Sesc movimenta e incentiva as artes cênicas com uma programação intensa, tradicionalmente no mês de maio. O Festival integra o Circuito Nacional, realizado pelo Sesc em diferentes estados para promover a difusão e o intercâmbio cultural, consolidando a iniciativa como a maior ação do gênero no Brasil. Ao longo de cada ano, traz uma programação caracterizada pela diversidade de expressões e temáticas, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos de todas as regiões do País. A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte.
Programação em Gravataí - 18º Palco Giratório Sesc
Data: 13/11/2024
Local: Gravataí
O Equilibrista
Cia. Yinspirações Poéticas (DF)
Quais são as escolhas do coração que transformam um menino em um homem e um homem em um artista e criador? O palco é uma ilha – onde o tempo não existe; as ruínas de um teatro incendiado – onde o tempo passou; a morada de Deus – onde o tempo está parado; o jardim do Imperador – onde o tempo voa.
Data: 13/11
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241)
Ficha Técnica:
Direção e dramaturgia: Luciana Martuchelli
Ator: Filipe Lima
Músico e arranjador: Guilherme Cezário
Voz em off: Chico Sant’anna
Figurinos: Marcus Barozzi
Cenografia: Luciana Martuchelli
Vídeos: Douro Moura, Filipe Lima, Francesco Corbelletta, Luciana Martuchelli e Tauã Franco
Máscara Balinesa: Mr. Rawa
Canções Originais: Luciana Martuchelli. Técnico de Luz: Francisco Rocha. Montador: Gabriel Duarte
Leci Brandão: Na Palma da Mão
Lapilar Produções Artísticas (RJ)
A trajetória de uma das maiores artistas brasileiras, Leci Brandão, é contada em um musical a partir das histórias de seus orixás, Ogum e Iansã, por meio do doce olhar de sua mãe, Dona Leci, e um de seus grandes aliados nessa trajetória, Zé do Caroço. O caminho trilhado pela artista, da ala de compositores da Mangueira à Assembleia Legislativa de São Paulo, é mostrado em cena ao som de sucessos como “Isso é fundo de quintal” e “Zé do Caroço”.
Local: Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241)
Classificação etária: 14 anos
Horário: 20h
Duração: 80 minutos
Gênero: Musical
Ficha Técnica:
Texto: Leonardo Bruno
Adaptação dramatúrgica: Lorena Lima, Luiz Antonio Pilar e Luiza Loroza
Direção: Luiz Antonio Pilar, Sergio Kauffmann, Tay O’Hanna e Verônica Bonfim
Direção musical: Arifan Júnior
Direção de produção: Bruno Mariozz
Assistente de direção: Lorena Lima
Direção de movimento: Luiza Loroza
Figurino: Rute Alves
Cenografia: Lorena Lima
Iluminação: Daniela Sanchez
Violão, clarinete e agogô: Matheus Camará
Cuíca, tantan, surdo, caixa, tamborim, congas e efeitos: Pedro Ivo
Violão, cavaquinho e xequerê: Rodrigo Pirikito
Pandeiro, atabaque, congas, repique de anel, repinique e efeitos: Thainara Castro
Preparador vocal: Pedro Lima
Assessoria de imprensa
Moglia Comunicação – sesc@moglia.com.br
Jéssica Mello – (51) 99546-6464
Denis Machado – (51) 99665-3484
Luis Henrique Cunha – (51) 99472-9559
Eduardo Lesina – (51) 99769-2379