. .

Futebol adaptado faz sucesso entre idosos em Porto Alegre

Promovido pelo Sesc, walking football é acessível para pessoas com mobilidade reduzida

Instituído neste ano nos grupos de idosos do Sesc Maturidade Ativa, em Porto Alegre, o walking football está atraindo cada vez mais adeptos. A modalidade criada na Inglaterra, adapta o futebol, uma das maiores paixões dos brasileiros, para pessoas com mobilidade reduzida. Ao invés de correr, o participante joga caminhando, no seu tempo, tornando a prática uma forma de promoção de saúde, qualidade de vida e integração através do esporte. Só no Sesc Protásio Alves, já são 60 participantes, que são divididos em duas turmas, com encontros nas quartas e sextas-feiras, das 09h às 10h e das 10h às 11h.

“Desde que começamos a praticar o walking football, o grupo todo se sentiu entusiasmado para praticar o esporte e a cada aula estamos todos aprendendo e crescendo juntos”, conta o professor Natan Borges, responsável do Sesc Protásio Alves. “A inclusão dessa modalidade destaca nosso compromisso crescente em transcender as barreiras da idade. O futebol adaptado, não só melhora o condicionamento cardiovascular e a mobilidade dos participantes do Maturidade Ativa, mas também promove a socialização e o espírito esportivo”, completa. A participação é gratuita e recebe inscrições pelo telefone (51) 3382-8800 ou WhatsApp (51) 99363-7982.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa – Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o programa está há 20 anos no Estado com o objetivo de promover qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade individual e coletiva. Atualmente, são 61 grupos ativos com atividades sistemáticas no RS. Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.