Festival Internacional Sesc de Música leva apresentações para dentro de comércios e serviços de Pelotas
Até sexta-feira, 26/01, cerca de 50 estabelecimentos recebem a visita da Camerata Negrinho MartinsLevar a música de concerto para diferentes pontos da cidade já é uma das essências do Festival Internacional Sesc de Música. Além de ir a comunidades mais distantes do centro, onde acontecem a maioria das apresentações, grupos levam as melodias para hospitais, casas de acolhimento, igrejas, praças, entre outros. Com o mesmo intuito, integrantes da Camerata Negrinho Martins estão visitando comércios e serviços durante a 12ª edição do evento. Ao todo, até esta sexta-feira, 26 de janeiro, cerca de 50 estabelecimentos associados aos sindicatos patronais da cidade, como restaurantes, mercados e imobiliárias, recebem uma apresentação especial.
“Essa atividade do Festival também é de extrema importância para a comunidade. É a cultura sendo levada através da música para comerciantes e consumidores, que contribuem para o desenvolvimento da cidade e também em várias frentes para a realização do Festival. Enxergamos isso como uma forma de reconhecimento por toda a acolhida e atenção que o evento recebe”, explica o diretor da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas de Pelotas, Renzo Antonioli.
A Livraria Vanguarda, localizada na rua Gonçalves Chaves, foi uma das contempladas neste ano. Em meio aos livros, Negrinho Martins, Luiza Tajes e Ítalo Guerreiro tocaram para os colaboradores e clientes do local, além de contarem ao público presente sobre o evento e sobre as características de cada um dos instrumentos usados por eles – contrabaixo, violoncelo e violino. O professor Guilherme Massalo, frequentador da loja, teve conhecimento da atividade por meio das redes sociais e levou os dois filhos para apreciar a apresentação. “Acho muito interessante essa relação dos livros com a música, que, para mim, combinam muito. Achei que essa seria uma boa forma de mostrar para os meus filhos um pouco mais sobre esse estilo musical, para tentar começar a criar um vínculo com a música”, disse. A gerente da Vanguarda matriz, Caroline Bescow, acompanhou de perto as canções: “É uma experiência incrível e mágica, que muda a energia do dia, tanto da equipe quanto dos clientes”, afirma.
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música
Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.
Em 2024, o Festival Internacional Sesc de Música conta com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet); o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. Já o apoio educativo é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPeL) e Unisinos.