. .

Exposição Invasão Colonial, do artista gaúcho Xadalu Tupã Jekupé, chega a Lajeado em dezembro

Com oito obras, mostra aborda as consequências do choque entre as culturas indígena e ocidental

A partir de 06 de dezembro, a exposição Invasão Colonial, do artista gaúcho Xadalu Tupã Jekupé, estará em Lajeado com entrada gratuita. A mostra, que tem como objetivo promover a reflexão sobre os tensionamentos sociais da cultura indígena com a cultura ocidental, estará exposta no hall de entrada do Sesc (Rua Silva Jardim, 135). A visitação poderá ser feita até 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h. O trabalho do artista já passou por diversos municípios do estado, e estará encerrando a temporada de mostras em Lajeado até o final do ano.

Com oito obras, a exposição busca dar visibilidade principalmente ao modo de vida em que os povos indígenas se encontram hoje: empurrados para as periferias e com dificuldades para preservar sua própria cultura e costumes. As criações do artista, que usa elementos da serigrafia, pintura, fotografia e objetos para abordar em forma de arte urbana as relações da cultura indígena nas cidades, são resultado de suas vivências nas aldeias e das conversas com sábios em volta da fogueira. Reconhecido nacional e internacionalmente, o trabalho de Xadalu tornou-se um dos recursos mais potentes das artes visuais contra o apagamento da cultura indígena no Rio Grande do Sul.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.