Excedente de produção de hortas e quintais pode ser doado para a campanha Pomar Solidário do Sesc
Os alimentos são direcionados para pessoas em situação de vulnerabilidade socialA Campanha Pomar Solidário está recebendo doações de legumes, frutas e verduras excedentes da produção de hortas e quintais. A iniciativa faz parte do Programa Mesa Brasil Sesc, que tem como objetivo minimizar as carências nutricionais e garantir uma alimentação de qualidade para quem precisa. Os moradores dos Vales do Taquari e Rio Pardo podem fazer a doação dos excedentes das suas produções, que serão distribuídos para instituições sociais cadastradas no Programa Mesa Brasil.
A primeira edição da campanha foi realizada em 2014, em Cachoeira do Sul, e foi se expandindo pelo Estado. Apenas em 2021, foram distribuídos mais de 18 mil quilos de vegetais, legumes e frutas, colaborando com a ingestão de vitaminas, minerais e fibras para uma alimentação mais saudável das comunidades.
O Programa Mesa Brasil Sesc atua em todos os Estados do Brasil como uma rede permanente de solidariedade. No Rio Grande do Sul, é desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais em sete unidades do Sesc que atendem também os municípios de sua abrangência. O programa tem como norte a dinâmica da colheita urbana, que garante o aproveitamento de alimentos próprios para consumo, evitando o desperdício. Interessados em doar os alimentos podem entrar em contato através do telefone (51) 9900-23148.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.