Evento em Porto Alegre aborda a preservação dos costumes dos povos quilombolas no RS
Programação nos dias 17 e 18/10 é promovida pelo Sesc, através do projeto nacional Pautas Sociais RotasNos dias 17 e 18 de outubro, Porto Alegre recebe atividades do Pautas Sociais Rotas 2023, um projeto nacional do Sesc que promove espaço para debates, trocas e desenvolvimento comunitário. Neste ano, a iniciativa desenvolve a temática “Cruzo quilombola: organizações comunitárias ancestrais”, a fim de abordar os desafios territoriais e a preservação de costumes. Na agenda, estão apresentações de dados do Rio Grande do Sul; banquete gastronômico na Faculdade Senac; caminhada evocando a presença, memória e protagonismo de africanos e descendentes no Centro Histórico, visita ao Quilombo Fidelix e uma roda de conversa na Casa de Cultura Mário Quintana.
“O objetivo desta edição do projeto, que está desenvolvendo atividades em várias partes do País, é mostrar que o território quilombola é lugar de pertencimento e ancestralidade, onde é possível manter os costumes tradicionais e culturais ancestrais”, resume a assistente social Leila Anastacio, do Sesc Comunidade, de Porto Alegre, RS. “Os dados do Censo de 2022 do IBGE mostram que o Brasil tem 1,3 milhão de pessoas que se autodeclaram quilombolas. Isso demonstra a importância de compreendermos a especificidade desse modo de vida que é também uma identidade social que tem muito a ensinar sobre organização comunitária e coletividade”, completa.
A programação do dia 17 é voltada exclusivamente aos representantes dos Quilombos do RS, SC, PR e colaboradores do Sesc/RS que fazem parte do projeto. Já as atividades da tarde do dia 18, que acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, são abertas ao público em geral, gratuitamente, com necessidade de inscrições prévias através do link: https://guia.sesc-rs.com.br/producao/sescnetprd/hcercursoinscricao.aspx?4. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3224.1268.
Sobre o Pautas Sociais Rotas – O projeto do Departamento Nacional do Sesc iniciou em 2019 somente na Região Sudeste, de maneira presencial, com a temática Cartografia da (Re) Existência. Em 2020, o projeto incorporou a Região Sul, de maneira remota, com temáticas distintas. A programação foi em formato de vídeos onde as representações comunitárias buscaram responder as perguntas “Qual a luta das mulheres periféricas do Sul?”, na Rota Sul, e “Qual a importância das tecnologias sociais para o combate das crises?”, na Rota Sudeste. Em 2021, o projeto acresceu a Região Nordeste, ainda remotamente, com a temática “Territórios vulneráveis na pandemia e pós pandemia”. Em 2022, o projeto foi realizado nas Regiões Sul, Sudeste e Nordeste de maneira híbrida com a temática “Mulheres e seus territórios”. Neste ano, foi agregada, também, a Região Centro Oeste do País.
Pautas Sociais Rotas 2023/Sesc
Data: 18/10/2023
Local: Faculdade Senac (Rua Cel. Genuíno, 130) e Casa de Cultura Mario Quintana - Sala Hermes Mancilha (Rua dos Andradas, 736)
17/10 (terça-feira)
Local: Faculdade Senac (Rua Cel. Genuíno, 130)
Programação*:
– 9h às 9h30: Recepção
– 9h30 às 10h: Apresentação com dados e fotos sobre os quilombos do RS
– 10h às 10h20: Introdução ao tema da alimentação antes da preparação – Griô Maria Elaine Espíndola (Quilombo da Mocambo)
– 10h20 às 12h15: Preparação e Banquete gastronômico com representantes quilombolas cozinhando juntas/os
– 13h30: Saída para o “Museu de Percurso Negro”, percurso que evoca a presença, memória e protagonismo social e cultural de africanos e descendentes no Centro Histórico de Porto Alegre em locais como o Cais, o Mercado Público, a Praça da Alfândega (Largo da Quitanda) e a Igreja das Dores (Pelourinho)
– 15h: Visita ao Quilombo Fidelix
*Atividades fechadas
18/10 (quarta-feira)
Local: Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Hermes Mancilha (Rua dos Andradas, 736)
Programação:
– 9h às 11h: Diálogo entre as lideranças quilombolas viajantes e anfitriões*
– 14h às 14h40: Apresentação cultural: Entre Caboclos e Baianas por Kunta Leonardo (Quilombo Invernada Paiol de Telha/PR)**
– 14h40 às 17h: Roda de conversa aberta ao público com a participação dos representantes quilombolas Shirlen Vidal (Quilombo Vidal Martins/SC), Kunta Leonardo (Quilombo Invernada Paiol de Telha/PR) e Sandro Lemos (Quilombo Lemos/RS)**
*Atividade fechada
**Atividade aberta à comunidade em geral