. .

Espetáculos de São Paulo e do Rio Grande do Sul dão início ao 10º Sesc Circo, em Lajeado

Primeiro dia do evento contou ainda com um grande cortejo pelas ruas da cidade
Imagem: Rita Masini

Lajeado e toda a região do Vale do Taquari já respiram novamente a magia e diversão das artes circenses. O Sesc Circo, maior festival do gênero do Estado, iniciou oficialmente as atividades de seu décimo ano nesta terça-feira, 08 de abril, após um cortejo que tomou as ruas do Centro da cidade. Convidando a comunidade a vivenciar toda a magia, alegria e diversão das artes circenses, o cortejo de abertura reuniu dezenas de artistas locais, banda marcial, a Caravana Cedelinho, dentre outros convidados. A iniciativa teve concentração na Casa de Cultura de Lajeado e passou pela Rua Júlio de Castilhos e pela Avenida Senador Alberto Pasqualini, encerrando na Lona, localizada na Avenida Piraí.

Fruto da parceria entre o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio do Sesc Lajeado, e a Prefeitura do Município, a edição apresentou dois espetáculos em seu primeiro dia: “2 Lunáticos”, que levou a história de Fran e Pichacha, com muito malabarismo, equilibrismo e acrobacia, às escolas EMEF Francisco Oscar Karnal e EMEF Dom Pedro I e, estreando a Lona neste ano, o tradicional Circo Zanni mesclou a atmosfera dos circos clássico e tradicional com elementos contemporâneos incorporados pela trupe através de números aéreos, de acrobacia, equilíbrio, magia e palhaçaria.

Luciana Stello, gerente de Cultura do Sesc/RS, destaca a importância do evento, que, além de alcançar diversas escolas e bairros da cidade, também impacta positivamente em toda a região do Vale do Taquari: “Mais do que entretenimento, estamos falando de cuidado, de bem-estar e de um compromisso com as pessoas — valores que fazem parte da essência do Serviço Social do Comércio. É um importante movimento de descentralização da cultura e da democratização do acesso às artes. Estamos trazendo espetáculos, oficinas e vivências para toda uma região. Assim, garantindo que mais pessoas possam se emocionar, se divertir e se reconhecer nas manifestações artísticas”, comenta.

A programação do 10º Sesc Circo segue com atrações diárias, totalmente gratuitas, até domingo, dia 13, em escolas, na Lona Sesc Circo e em seu entorno. Os ingressos para as apresentações na Lona podem ser reservados antecipadamente no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco, onde está disponível a agenda completa. Ao todo, o evento conta com 22 espetáculos, em um total de 38 sessões. Integram a programação coletivos de artistas gaúchos e dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal, além de representantes da Argentina e do Uruguai. “Nós estamos muito felizes e entusiasmados por trazer esse projeto novamente para Lajeado, torcendo para que a comunidade participe, engaje e se encante com a magia e a diversão que são tão características da arte circense. Construímos essa edição para ser uma celebração à nossa história e, também, a todos os profissionais que embarcaram nessa conosco nesse período”, ressalta Jane Schoninger, coordenadora de Artes Cênicas, Visuais e Arte Educação do Sesc/RS.

Na agenda desta quarta-feira, 09 de abril, destaca-se, entre outras atrações, o espetáculo “Clake”, uma apresentação cômica que acentua o trabalho da dupla Marcelo Lujan e Pablo Nordio como palhaços excêntricos musicais. Sequências de gags clássicas são combinadas com a linguagem contemporânea da dupla e resultam num espetáculo de palhaçaria cômica, física e musical. Uma interessante experiência de sonoridades e circo que diverte o público de todas as idades. Serão duas sessões na Lona Sesc Circo, às 15h e às 20h. Levando a arte para outros pontos da cidade, o Bairro Conventos recebe apresentação do espetáculo gaúcho “CIRCOlando Por Aí”, a partir das 20h.

Sesc Circo – A 10ª edição do maior festival de arte circense do Rio Grande do Sul é realizada pelo Sesc/RS e Prefeitura Municipal de Lajeado com a proposta de apresentar diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses à comunidade e aproximá-la da cultura. O projeto, que teve temporadas em Santa Maria e Camaquã, retorna a Lajeado, proporcionando um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do País e de fora com o público gaúcho. Ao longo de seis dias, entre 08 e 13 de abril, a programação conta com 22 espetáculos, em um total de 38 sessões, além de cinco oficinas, um cortejo, o Parque do Circo e a “Caravana Cedelinho”, que circula pelo município. As atrações acontecem na Lona Sesc Circo, instalada na Avenida Piraí, além de ginásios de escolas de diferentes bairros lajeadenses. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados antecipadamente no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. O público é convidado a levar 1kg de alimento não perecível, que será doado através do Sesc Mesa Brasil.

10º Sesc Circo - Lajeado

Data: 19/04/2025

Local: Confira a programação abaixo

09/04 (quarta-feira)

09 às 11h – Oficina de malabares

Corpos & Sombras / RS

Local: Projeto Vida Santo Antônio (Rua Giuseppe Garibaldi, 326-408)

09h30 – Caravana Circo Cedelinho

Local: Saída da EEEF Manoel Bandeira (Rua Dona Theresa Christina, 598)

10h- Todo lugar é um circo

Cia Circo Nós / RS

Local: EMEF Oscar Koefender (Rua Uruguai, 49)

10h – Crashhh

LaClass Excênctricos! / SP

Local: Lona (Av. Piraí)

14 às 16h – Oficina Circo Nós

Cia Circo Nós/ RS

Local: Projeto Vida Moinhos (Rua Allan Kardec, 81)

15h- 2 Lunáticos

Re Tri Circo / RS

Local: EMEF São João (Rua Carlos Spohr Filho, 3320)

15h – Clake

Circo Amarillo / SP

Local: Lona (Av. Piraí)

15h30 – Caravana Circo Cedelinho

Local: Saída da EEEF Manoel Bandeira (Rua Dona Theresa Christina, 598)

19h – Circo de Rua

Corpos & Sombras / RS

Local: Largo da Lona (Av. Piraí)

20h – Clake

Circo Amarillo / SP

Local: Lona (Av. Piraí)

20h – Circolando por aí

Cia Espícula / RS

Local: Bairro Conventos